Os usuários que não compraram um novo celular ou não atualizaram o sistema operacional de seus aparelhos em mais de seis anos podem ficar sem o WhatsApp. O aplicativo deixará de funcionar nos modelos mais antigos em breve.
No caso dos celulares Android, todos aqueles com o sistema operacional 2.3.7 ou anterior serão afetados. Já para os usuários que utilizam o iPhone, aqueles com o iOS 7 ou versão anterior sofrerão com a decisão do WhatsApp.
Nessas plataformas, segundo a empresa, em seu site de perguntas e respostas, não será possível criar novas contas ou reverificar as contas existentes. "No entanto, se você já usa o WhatsApp, pode continuar usando-o até fevereiro de 2020", continua o comunicado.
A medida inclui modelos que usam sistemas Android desatualizados, como o Samsung Galaxy S3, o Galaxy Nexus do Google ou o Sony Xperia S. No caso do iPhone, serão afetados o iPhone 3G, 3GS ou iPhone 4. A mesma medida vale para o Nokia S40, Windows Phone com sistema operacional 8.0 e Blackberry 10.
Quem usa o Windows Phone, o prazo final é 31 de dezembro, quando o aplicativo não estará mais disponível na loja on-line do Windows, a Microsoft Store, "e é possível que já não esteja disponível a partir de 1º de julho de 2019 ", alerta o aplicativo.
"Como não estamos mais desenvolvendo o aplicativo para esses sistemas operacionais, algumas das funções podem parar de funcionar a qualquer momento", explica a empresa.
O WhatsApp não listou os modelos de celular afetados, mas os sistemas operacionais, que é o que o usuário deve verificar.
Se você usa Android, acesse o menu "Configurações" de seu aparelho e procure a seção "Sobre o dispositivo" e depois "Info.software", onde encontrará a versão do sistema operacional que está instalada.
Se tiver um iPhone, procure a opção "Geral" no menu "Ajustes" e clique em "Sobre" para verificar sua versão do iOS.
Você pode tentar atualizar o sistema, embora isso não seja possível em todos os casos.