Zoológico dá picolés para animais se refrescarem

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Os animais também sofrem com a intensidade do calor deste verão no Estado. No Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, na região serrana, a novidade fica por conta dos picolés de carne e frutas, incluídos na dieta semanal dos mamíferos desde o início da estação.

A medida foi adotada para refrescar os bichos no período mais quente do ano. Embora muitas espécies sejam adaptadas ao clima local, as montanhas capixabas estão registrando temperaturas acima dos 35 graus, consideradas atípicas na região.

Fotos: Leandro Fidelis
<b>Título:</b>
A médica veterinária Maria Gorett distribui os picolés aos macacos-barrigudos.

Segundo a médica veterinária do zoológico, Maria Gorett Ramos Rodrigues, pelo menos três vezes por semana são servidos picolés e sacolés de carne nas jaulas dos felinos e de frutas no palito para as diversas espécies de macacos. A mesma experiência é verificada no Zoológico do Rio de Janeiro.

“Tem semana que temos que aumentar a quantidade para refrescar os animais mais vezes. Os macacos e a onça até melhoraram o humor e estão interagindo mais depois de degustarem os picolés”, diz o proprietário do Zoo Park, Romeu Nunes.

Para os felinos, a receita inclui carne, abóbora, água, suplementos vitamínicos e alguma medicação, a exemplo do vermífugo. Duas vezes por semana, a veterinária e outros funcionários do Zoo liquidificam todos os ingredientes e os congelam em formas de tamanhos diversos na câmara fria.

De acordo com a veterinária, os macacos preferem mais os picolés de fruta natural, que são adocicados com mel. Frutas como manga e abacaxi já saem geladinhas da câmara para o preparo dos picolés.

<b>Título:</b>
Até a vaquinha aproveitou a folga da corda para sair do pasto e se refrescar sobre a ilha que apareceu no Braço do Rio Jucu, que corta o Zoo, neste período de estiagem.

“A fisiologia dos macacos é muito parecida com a nossa, uma vez que existe a necessidade de mais refeições ao longo do dia, principalmente no calor. Por isso, intercalamos ração, picolés e frutas frescas ao longo do dia”, destacou Maria Gorett.

Além dos picolés, os funcionários do Zoo Park passaram a trocar a água dos bebedouros das jaulas até três vezes por dia como forma de aliviar os animais do calor.

Já na Estância Vale do Moxuara, em Cariacica, um poço artesiano foi aberto para encontrar mais água e refrescar melhor os animais. “Estamos perfurando o poço, e a reserva de água que estamos encontrando vai servir para refrescar os animais duas vezes por dia”, disse o dono, Wilson Freitas Filho.

Confira mais Notícias

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho

Delegacia de Venda Nova do Imigrante lança cartilha com dicas de prevenção a golpes e estelionatos

30º Festival de Inverno de Domingos Martins entra na reta final com shows de 14 Bis, Dona Fran e Macucos

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil