A Região Serrana registrou nesta quarta-feira (7) a temperatura mais baixa em 2008 no Espírito Santo. Em Fazenda do Estado, próximo a Pedra Azul, distrito de Domingos Martins, os termômetros marcaram cinco graus. As informações são do Setor de Climatologia do Centro Regional de Desenvolvimento Rural da Região Serrana.
A operadora do sistema, Marlete Uliana, disse que esta foi a queda de temperatura mais importante registrada nas montanhas esse ano. Em Pedra Azul houve crianças que deixaram de freqüentar as escolas.
Na Creche Jutta Baptista da Silva, em Pedra Azul, segundo o diretor Gilvane Pilger Almeida, mais de 100 alunos que freqüentam a instituição tiveram as atividades do dia desenvolvidas no pátio onde o sol chegou cedo.
Enquanto estavam no interior do prédio, as crianças tiveram que permanecer sob cobertores antialérgicos, disse o diretor. Pela manhã de quarta, segundo Pilger, foram servidos lanches especiais compatíveis com o clima frio, como o leite quente com chocolate. No almoço as crianças vão saborear um macarrão com carne ensopada, disse o diretor.
Agricultura
Técnicos do Incaper afirmam que algumas culturas, como o morango, têm benefícios com a baixa temperatura. Pelo lado positivo, o clima frio interfere também nos cultivos de pêssego, que necessitam de até 500 horas de baixas temperaturas em cada safra para produzir bem.
O pesquisador do instituto, Maurício Fornazier, afirmou que o frio provoca a indução da floração e grande alta na produtividade, mais rapidez na formação dos frutos e principalmente melhoria da qualidade dos frutos. Quanto mais frio melhor para essas culturas, afirmou.
Pelo lado negativo, os médicos recomendam muito cuidado com o vestuário principalmente com as crianças que têm de ser tirados dos armários para evitar o cheiro forte do mofo e manter as portas e janelas abertas para a entrada dos raios solares.
As donas de casa têm de proceder urgentemente desta forma, evitando as alergias respiratórias que fazem as crianças e idosos sofrerem muito. A afirmação é do médico Otto Baptista, do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo.
* Fonte: Folha Vitória
* O título está escrito em italiano. Em português quer dizer O frio chegou.