Geral

‘Madrugada Viva’ atua na Grande Vitória e em festas da região serrana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realiza, a partir desta quinta-feira (30), as operações de educação e fiscalização do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e em mais quatro municípios do Estado. As ações começam nesta quinta (30) no município da Serra, e em Domingos Martins serão cinco operações do programa, sendo uma delas exclusivamente educativa. Na cidade ocorre até domingo (02) o XVI Festival Música, e no distrito de Pedra Azul a 22ª Festa do Morango.

Os outros municípios contemplados pela fiscalização são Cachoeiro do itapemirim, Marataízes e Alfredo Chaves. Neste último, prossegue até domingo (02) a 37ª Festa da Banana e do Leite.

Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.

Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados à Delegacia de Policia Judiciária mais próxima (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.

Além do teste de bafômetro, a lei prevê a medição do teor alcoólico, feita por meio de exame de sangue. Basta a constatação da concentração de seis decigramas por litro de sangue para a caracterização da infração. O condutor sofrerá as mesmas penalidades.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, a intensificação da fiscalização em festas do interior é uma das estratégias para conscientizar jovens condutores. “No Interior, nem sempre a localização dos bares é concentrada em uma região, e isso dificulta a atuação das blitze. Nas festas temos a possibilidade de conscientizar um número maior de condutores”, ressaltou Lemos.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho