A partir de segunda-feira (08), acontece a 1ª Expedição Científica da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. A expedição vai até sexta-feira (12) e tem como objetivo promover o levantamento das condições socioambientais visando o aperfeiçoamento da gestão ambiental na Bacia do rio Guandu, além de sensibilizar a população sobre a importância do Comitê.
A Cesan é parceira técnica e financeira na expedição, com participação ativa do Gestor do Pólo de Afonso Claudio e membro do Comitê e Consórcio do Rio Guandu, Alicínio Virgínio. A Divisão de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos da Companhia fará medição de vazão do rio em diversos pontos de onde serão feitas análises da qualidade da água. A Divisão de Educação Ambiental fará exposição de maquetes e explicações sobre tratamento de esgoto e ligação domiciliar na rede de esgoto.
A Expedição irá percorrer além da calha do rio Guandu e seus principais afluentes, as sedes dos quatro municípios que compõem a bacia: Afonso Claudio, Laranja da Terra, Brejetuba e Baixo Guandu. Um dos produtos finais da expedição é a confecção de um Atlas Socioambiental da Bacia Hidrográfica do rio Guandu, além de um documentário sobre a Bacia e exposição fotográfica itinerante.
A Cesan apoia financeiramente o Consórcio da bacia do rio Guandu há pelo menos quatro anos e é membro do Comitê de Bacia. Houve uma descida ecológica em 2006, com apoio e participação da Cesan, que mobilizou a sociedade para a criação do Comitê de Bacia do Rio Guandu.
Participam também da expedição a Funasa, as prefeituras dos quatro municípios, Ifes, Ana, Iema, Comitê do Rio Doce, Instituto Terra, IDAF, Incaper, SAAE de Baixo Guandu, UNIPAC (Universidade de Aimorés), Banco Brasil, Sicoob, Seag, entre outros.