50 anos do hospital: voluntários erguem as paredes

* Leandro Fidelis

A união fez a força em Venda Nova até para erguer o Hospital Padre Máximo. No início da década de 60, mesmo período da construção do Colégio Salesiano, dezenas de homens da comunidade trabalharam como voluntários na construção do primeiro pavimento.

Os voluntários se organizavam em mutirões. O agricultor Benjamin Falqueto, um dos fundadores, conta que, num só dia, 30 homens bateram a laje e fizeram as fundações no terreno. “O dia de trabalho sempre terminava com um cafezinho e um lanche”, recorda Benjamin.

Outro fundador, Plínio Brioschi diz que fez o transporte no caminhão caçamba de todo o material para a construção do hospital. “Quem, assim como eu, viveu a época da fundação do hospital sabe que aquele foi um período de muitas conquistas. Hoje há muitas facilidades que não tínhamos antes. Mas havia um sossego todo especial que não se tem hoje. O povo não tinha a mesma maldade”.

As pedras vinham do Indaiá, Conceição do Castelo, e dos acostamentos de uma BR-262 ainda sem asfalto. Muitos jovens, voluntariamente, enchiam as caçambas com as pedras que havia na altura de São Floriano, Domingos Martins.

Grande parte dos recursos para comprar material foram obtidos com a ajuda de Padre Cleto Caliman. A sua influência junto aos grandes políticos da época foi determinante para importantes projetos em Venda Nova saírem do papel.

Acompanhe aqui no site outras curiosidades sobre os 50 anos do Hospital Padre Máximo!

Confira mais Notícias

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social