Gritos, apitos, aplausos, buzinaço e muita comemoração. Foi assim a recepção em Castelo dos 34 idosos do “Projeto da Terceira Idade”. Tudo isso porque os vovôs e vovós trouxeram de Guarapari cinco títulos, além de medalhas e troféus de bicampeões na categoria Vôlei Masculino Adaptado para a Terceira Idade nos Jogos Estaduais dos Idosos, realizados entre os dias 16 e 21 de outubro, no Sesc.
A calorosa recepção por parte de familiares dos idosos aconteceu em frente à sede da Prefeitura, na tarde dessa segunda-feira (21). Além do vôlei adaptado, os idosos competiram ainda em outras oito modalidades: natação, bocha, buraco, dominó, dama, dança de salão, atletismo e tênis de mesa. E subiram ao pódio outras quatro vezes: no Ping Pong, levaram a medalha de bronze, na Bocha, ficaram com a prata, na modalidade Dama, faturaram bronze, e no Vôlei Feminino Adaptado, também ficaram com o bronze.
Além do Vôlei Masculino Adaptado para a Terceira Idade, os idosos ganharam em mais quatro modalidades: no Ping pong, levaram a medalha de bronze, na Bocha, ficaram com a medalha de prata, na modalidade Dama, levaram a medalha de bronze, e no Vôlei feminino adaptado para a terceira idade, também ficaram com o bronze.
“Aos 70 anos, sou o capitão da minha equipe e treinador da equipe feminina. Como os horários dos jogos masculinos coincidiram com o dos femininos, o professor Alex treinou as mulheres e eu, os homens, jogando e orientando. Foi excelente a participação”, disse Orlando Marques Melo, da equipe Masculina de Vôlei, sorridente ao lado da esposa, Maria Leônia Barbiero Melo, de 63 anos, que capitã da equipe feminina.
Os idosos fazem parte do "Projeto da Terceira Idade", da Secretaria Municipal de Esportes. Ao todo, são cerca 150 frequentadores, acompanhados por quatro professores. E em breve os serviços prestados aos idosos serão ampliados com Fisioterapia na Água, e o Praça Saudável, que é um Programa do Governo do Estado.
Os atletas treinam duas vezes por semana, na modalidade vôlei, além de recreação nos Bairros Castelo III, Independência, Volta Redonda e Niterói e ainda participam da dança do “Ativa Castelo”, que agrega parte dos idosos.