Natal Luz: presépio animado ficará exposto em Venda Nova

Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Depois de muitos natais escondido em uma sala da Escola Fioravante Caliman, em Venda Nova, o presépio animado criado pelo irmão salesiano Agostinho Bastianello, de 84 anos, ficará exposto ao público a partir de 1º de dezembro. A estrutura está sendo remontada no salão da Amena- Casa da Cultura para animar a programação do “Natal Luz 2013”, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo.

 

Desde setembro, o octogenário vem trabalhando diariamente para ver seu projeto em madeira funcionar no atual espaço. Segundo Bastianello, quase todas as peças estão montadas. São roldanas, motores e cabos que dão vida ao presépio em uma complexa estrutura, que pesa cerca de uma tonelada.

 

A transferência do presépio da Escola Fioravante para a Casa da Cultura contou com ajuda de três funcionários da Prefeitura. Trata-se de um painel com várias janelas que, quando em funcionamento, se abrem e revelam cenas bíblicas. Há narração e efeitos sonoros.

 

O irmão salesiano, que ministra aulas de música na cidade, está feliz com o novo local. Ele afirma que foram cinco anos até inaugurar o presépio em 2004 e, de lá pra cá, foram poucas visitações devido ao antigo espaço ficar muito escondido.

 

Em maio do ano passado, ele resolveu doar o presépio para a Prefeitura, que contou com parceria da Amena- Casa da Cultura para abrigá-lo e abrir para visitação.

 

“Como Venda Nova tem agroturismo seria interessante o presépio como ponto turístico”, disse Agostinho Bastianello. Em novembro, ele pretende fazer os acabamentos a tempo do início do “Natal Luz”.

Confira mais Notícias

Inaugurado o primeiro Relógio Turístico de Venda Nova do Imigrante

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro