Chuvas causam transtorno nas regiões Serrana e Sul do Estado

* Valdinei Guimarães

(valdinei@radiofmz.com.br)

 

A chuva vem causando transtornos em alguns municípios da região Serrana do Estado. Casas foram invadidas pela água e há famílias desabrigadas e desalojadas. Em Castelo, o Rio Castelo chegou a 4,14 metros, três metros a mais que o normal, às 5h da manhã desta quarta-feira(18). As defesas civis dos municípios estão monitorando a situação para evitar desastres.

 

Em Castelo, algumas casas foram alagadas na periferia da cidade. Até o momento, existem 28 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes, e três desabrigados foram levados para um abrigo provisório. A Defesa Civil está em alerta porque há previsão de mais chuva. Os prejuízos chegam a três milhões de reais, mas as autoridades acreditam que esse número deve aumentar porque faltam computar alguns dados.

 

No município de Conceição do Castelo, o nível do Rio Castelo subiu e invadiu algumas casas construídas às suas margens. A água baixou durante a noite, mas voltou a subir hoje pela manhã.  Duas famílias foram retiradas de suas casas e levadas para um abrigo por precaução. A Defesa Civil municipal ainda não estimou os prejuízos e continua em alerta porque a previsão é de que a chuva continue.

 

Em Venda Nova, a lama trazida pela enchente desceu uma encosta e invadiu o escritório de uma fábrica de artefatos de cimento no bairro Vila Betânea. No bairro Vila da Mata, alguns bueiros não estão suportando o volume de água e estão transbordando.

A Defesa Civil de Ibatiba colocou a cidade em estado de alerta para o risco de desmoronamento de encostas. A chuva fraca, mas contínua, na cidade pode fazer a terra ceder.

 

O instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou aviso meteorológico alertando para ocorrência de chuvas nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste, Serrana, Grande Vitória e Sul do Estado. O estado de atenção vai até domingo (22). 

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto