Um filhote de jaguatirica foi encontrado nessa sexta-feira (10), em uma residência no Distrito de Alto Guandu, zona rural de Afonso Cláudio.
Uma lavradora de 29 anos, moradora do local, encontrou o felino em seu quintal e acionou o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), para que fosse realizado o recolhimento do animal. Segundo os policiais que resgataram o filhote, a jaguatirica pesa dois quilos, é macho e estava muito molhada e debilitada, mas sem ferimentos.
Os moradores da residência informaram que percorreram o local e um pasto próximo a uma mata, mas nenhum animal da mesma espécie foi encontrado.
De acordo com o veterinário Gabriel Comarella Pagotto, é relativamente comum encontrar esses animais perto das casas em áreas rurais. "Eles não têm tanto medo de pessoas como outras espécies. Às vezes, a mães levam os filhotes para perto dos quintais porque lá é mais fácil encontrar alimento", conta Gabriel.
A jaguatirica foi levada para o viveiro da 1ª Companhia, em Cariacica, onde recebeu uma alimentação adequada, sendo encaminhada na manhã do sábado (11) para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, para acompanhamento de veterinários e biólogos.
A jaguatirica se encontra na lista de animais em risco de extinção, principalmente por causa da caça e destruição do seu habitat natural.