Moradores de Tapera, em Venda Nova, continuam convivendo com lama

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Os moradores do bairro Tapera, em Venda Nova do Imigrante, continuam tendo dores de cabeça com a lama que desce de uma estrada rural. A chuva faz o barro descer a encosta e ir parar na frente das casas. A reportagem da Rádio FMZ já esteve no local em dezembro noticiando a situação. Na época, o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, disse que enviaria equipe ao local assim que o tempo melhorasse para ver o que poderia ser feito. Moradores dizem que prefeitura fez a limpeza da sujeira, mas não resolveu o problema.

De acordo com o aposentado Gésio Abílio (63), depois das chuvas de dezembro, a prefeitura visitou o local para fazer a limpeza. “Veio uma equipe aqui e lavou a rua, mas agora choveu de novo e a lama parou aqui embaixo outra vez”, conta Gésio. Para ele, a solução definitiva seria alterar o curso de escoamento da água na estrada. “Teria que fazer a água correr do outro lado da estrada, onde tem os bueiros. A lama desce onde não tem bueiros e escorre até chegar aqui embaixo. Se colocassem saibro já ajudaria”.

O eletricista Soney Cassaro (35) conta que o trânsito pelo local fica complicado quando chove. Ele tem uma oficina mecânica às margens da estrada. “Choveu e formou muita lama. Alguns carros ficaram atolados e tiveram que ser rebocados. Se a chuva tivesse acontecido durante a semana, eu não teria como trabalhar”, conta o eletricista.

De acordo com o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, a prefeitura fez bueiros para escoamento da água na estrada rural, mas esses bueiros foram tapados por pessoas da comunidade. Perim informou que o executivo municipal vai encaminhar equipe para desentupir os bueiros e monitorar o curso da água da chuva para impedir que a lama desça a encosta. Quanto ao saibro, o prefeito disse que essa não seria a solução. "Não resolveria o problema porque, quando chovesse, a água faria o saibro descer também", conta Dalton.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper