* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Uma ação de vandalismo deixou revoltados os moradores do bairro Vila Betânea, em Venda Nova do Imigrante. A estátua de Dom Bosco, que fica no centro da praça de mesmo nome, foi pichada no último fim de semana. A praça foi uma das primeiras do município, inaugurada em 1992 e é muito utilizada por moradores como área de lazer.
A escultura, que mostra o santo católico segurando as mãos de duas crianças, foi parcialmente pichada com tinta de cor rosa. As placas de inauguração e revitalização da praça também foram manchadas. “Isso é vandalismo. As pessoas conseguem se expressar muito mais e melhor se conversarem. Não precisa destruir as coisas”, disse uma moradora que não quis se identificar.
A praça passou por reforma há menos de dois anos. O espaço é bastante arborizado e muito utilizado por moradores que levam os filhos para passear durante o dia. Jovens e adultos também usam o local como ponto de encontro. “uma coisa tão bonita dessa e que está aí para todo mundo. Para quê destruir?”, questiona outra moradora.
De acordo com a delegada de Venda Nova, Maria Elisabete Zanoli, pichação caracteriza crime de dano ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção ou multa.