* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
Na manhã dessa quinta-feira (05), os Bombeiros Voluntários e o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuh, receberam a visita de uma autoridade alemã. Acompanhados do consultor econômico do Consulado Alemão no Espírito Santo, Hartmut Messerschmidt, o vice-prefeito da cidade de Ferch e presidente da Câmara de Vereadores de Swieloosee, Roland Buechnes, e sua esposa, Ines, chegaram quarta e ficam até o próximo sábado (07) na cidade para dar continuidade ao intercâmbio com a entidade voluntária.
Em 2013, cinco bombeiros voluntários de Santa Maria viajaram para a Alemanha em intercâmbio de uma semana. Eles voltaram com a proposta de implantar uma escola de bombeiros para crianças do município e unidades de voluntários em todos os municípios capixabas.
De acordo com o presidente da Sociedade Civil dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá, Moacir Bernardes, a cooperação entre os dois países começou antes mesmo do intercâmbio. “Existe uma forte ligação da entidade de Santa Maria com a Alemanha. O trabalho deles nos serviu de modelo para a Sociedade Civil dos Bombeiros Voluntários. Lá os bombeiros militares só estão na capital, e no interior do país são os voluntários que atuam”, disse Bernardes.
A parceria já rendeu roupas especiais, computadores e até um caminhão de combate a incêndio igual aos usados na Alemanha que foi viabilizado pelo Consulado. O veículo possui um reservatório com água e uma bomba de grande pressão. Ele também é usado para resgate de vítimas presas em ferragens, já que conta com equipamentos como o desencarcerador.
Segundo o chefe operacional dos Bombeiros Voluntários, Anderson Percílios, o vice-prefeito alemão já demonstrou interesse em manter o intercâmbio entre as cidades. “Ele veio conhecer de perto nossa realidade e fará um relatório para apresentar na Alemanha. Existe até a possibilidade de uma parceria direta também com os bombeiros militares do Espírito Santo.”
*O telefone do plantão dos Bombeiros Voluntários é: (27) 9 9882-4235.