Mais de 60 atrações no Festival de Inverno que começa nesta sexta (18)

Nesta sexta (18), Domingos Martins se tornará a “Capital da Música”. Durante dez dias de intensa programação artística e pedagógica, a cidade realiza seu 21º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular que acontece entre 18 e 27 de julho. São mais de 60 atrações que garantirão aproximadamente 70 horas de apresentações musicais às cerca de 60 mil pessoas que devem passar pelo município.

A abertura oficial acontece às 20h, no palco montado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. Após as solenidades, a cantora Natércia Lopes e a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo abrem as programações musicais. Na sequência, a cantora Idalina Dornelas embala moradores e turistas. Fechando a noite, o cantor Marcelo Ribeiro apresenta seu número musical.

No sábado (19), a programação começa logo cedo, às 9h, com a abertura da exposição “Instrumentos Musicais Antigos”, na Casa da Cultura. Às 11h, o Núcleo de Excelência Pianística da Fames apresenta um recital na Igreja Luterana. A partir de meio dia, a Rua de Lazer vira palco livre para músicos que queiram apresentar seu trabalho. E se o objetivo é viver a música, a praça de alimentação também terá apresentações. Eduardo Alexandre Lopes sobre ao palco do local ao meio dia. Recital Duo Claudia e Lício e Quarteto Thymos e Cantora Hélène Walter, da França, se apresentam na Igreja Luterana, seguidos de Roger Bezerra, no coreto da praça.

Divulgação
Zizi Possi

Ainda no sábado (19), a cantora Zizi Possi apresenta seu show ‘Tudo se Transformou’, uma referência a um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola. A cantora leva também para o palco canções de outros autores da música brasileira como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Anastácia, Dominguinhos, Guilherme Arantes, Gonzaguinha e inéditas na sua voz. O encerramento da programação será com o guitarrista, cantor e compositor Saulo Simonassi.

Saulo Simonassi define sua linguagem como artista solo dando como exemplo seu critério para montar o repertório do show para o Festival. “Procurei selecionar músicas que mostram e valorizam meu lado cantor e instrumentista”, revela Simonassi que estará acompanhado por Fausto Lessa no contrabaixo acústico & elétrico, Gabriel Ruy na bateria e Roger Bezerra nos teclados.

No repertório estão as autorais ‘Código Morse’ e ‘Tá Osso’, ‘Ainda estou aqui’, ‘A noite do Blues’ e ‘You better think twice’.  O artista apresenta ainda duas releituras de compositores capixabas: ‘Festa no Céu’, de Carlos Papel e Alexandre Lima, e ‘O tom azul do Blues’, de Paulo Branco. Canções de Jimi Hendrix, Muddy Waters, BB King e Eric Clapton completam o show.

Ritmos variados no domingo

A programação musical do primeiro domingo do Festival de Inverno começa com o Recital do Núcleo de Excelência Pianística da Fames na Igreja Luterana. O chorinho dará o tom das apresentações na Praça de Alimentação com o Grupo Três Elementos. Depois, Carlinhos do Acordeon será a atração. Para encerrar a tarde, a Banda do 38º BI do Exército (Palco) traz uma rica apresentação para o Festival. À noite o coral do Instituto Preservarte e Tony Ribeiro Acústico encerram o dia de evento.

O Festival segue até o dia 27 de julho e durante todos os dias os participantes serão convidados a viver a música em diversas partes da cidade. Além das tradicionais oficinas musicais, concertos, orquestras, shows, palestras, recitais e exibição de filme estão entre as atividades para os dez dias de evento.

Neste ano, a Prefeitura é organizadora do Festival juntamente com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; Patrocínio do Sebrae, Banescard, Fames; e apoio do Sicoob, Coroa, Associação Comercial de Domingos Martins, do Governo do Estado por meio das Secretaria de Cultura e a de Turismo e comunidade martinense, apoio cultural do Instituto Sincades. Já a agência oficial é a Rejane Turismo.

Programação do fim de semana:

18 de julho (Sexta-feira)

20h: Abertura Oficial do Festival (Palco)

21h: Natércia Lopes com Banda da Polícia Militar do Espírito Santo (Palco)

22h: Idalina Dornelas (Coreto Pracinha)

00h: Marcelo Ribeiro (Palco)

19 de julho (Sábado)

9h: Abertura da Exposição “Instrumentos Musicais Antigos” (Casa da Cultura)

11h: Recital do Núcleo de Excelência Pianística – Fames (Igreja Luterana)

12h às 22h: Palco Livre (Rua de Lazer)

12h: Eduardo Alexandre Lopes (Praça de Alimentação)

18h: Recital Duo Claudia e Lício (Igreja Luterana)

19h: Quarteto Thymos e Cantora Hélène Walter  – França (Igreja Luterana)

20h: Roger Bezerra e Banda(Coreto Pracinha)

22h: Zizi Possi (Palco)

00h: Saulo Simonassi (Coreto Pracinha)

20 de julho (Domingo)

11h: Recital do Núcleo de Excelência Pianística – Fames (Igreja Luterana)

12h às 22h: Palco Livre (Rua de Lazer)

12h: Grupo de Chorinho Três Elementos (Praça de Alimentação)

14h: Carlinhos do Acordeon (Praça de Alimentação)

16h: Banda do 38º BI do Exército (Palco)

16h: Encontro com os Professores do Festival (Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth)

18h: Instituto Preservarte (Coreto Pracinha)

20h: Tony Ribeiro Acústico (Praça de Alimentação)

*Confira a programação completa do evento no site www.festivaldomingosmartins.com

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas