Zoológico de Marechal Floriano recebe novos animais

Araras-juba têm cores da bandeira brasileira – Foto: Leandro Fidelis

*Leandro Fidelis

O Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, na região serrana, acaba de receber mais 100 novos animais. A maior parte são aves exóticas, com as quais os visitantes podem interagir durante o passeio no único zoológico do Estado. Além desses, outros animais devem chegar em breve.

Araras, papagaios e outras aves ficam em três viveiros – Foto: Leandro Fidelis

Os animais foram entregues recentemente pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Alagoas. Além das aves, o zoológico ganhou macacos, irara e uma cobra piton albina.

A criançada é quem mais se diverte com a chegada dos bichos. Em três amplos viveiros, é possível ter um contato mais próximo com espécies diversas de papagaios, araras e pássaros raros, como a marianinha de cabeça preta e as maritacas de barriga vermelha.

Só da espécie arara-juba chegaram seis animais, que chamam atenção pelas penas de amarelo intenso. Entre os recém-chegados, há também quatro tucanos.

Já em um espaço especial, um casal de grows coroados rouba a cena por causa do penacho exuberante sobre a cabeça.

Irara é inquieta e fica se movendo dentro do espaço onde vive – Foto: Leandro Fidelis

O aposentado Hervis Rocon, de 72 anos, e sua filha, Mirian Luzia (42), de Itaguaçu, se divertiram com os tucanos. “Os bichos estão muito bem cuidados. Os tucanos são verdadeiros brincalhões com os turistas”, disse ele.

O analista de sistemas Daniel Bretas (37) e a mulher, a fonoaudióloga Gracilene (33), de Vila Velha, aproveitaram as férias para levar os filhos Ana Julia (13) e Vitor, de apenas três meses, para conhecer o zoológico.

Eles foram ao parque por recomendação de parentes e destacam a interação com as aves um ponto positivo do local. “Aqui temos contato mais próximo com espécies exóticas e coloridas que não vemos no dia a dia”, disse Gracilene.

Entre os mamíferos, a comprida irara chama atenção pela inquietude no cercado onde vive. O animal fica andando de um lado para o outro para alegria da garotada.

Por conta das novidades, desde o início das férias escolares o parque vem registrando aumento no número de visitantes e, por isso, passou a abrir também às segundas-feiras até fevereiro.

Segundo a administração do zoológico, a média de público chega a 1.500pessoas por semana. “Superamos nossas expectativas nessa virada de ano”, diz Eumir Rodrigues, administrador do Zoo Park.

Casal de macacos-da-noite teve filhote recentemente – Foto: Leandro Fidelis

Família aumentada

A família de macacos-da-noite aumentou no Zoo Park. O casal da espécie gerou dois filhotes recentemente para a alegria dos proprietários do zoológico e dos visitantes. Os macaquinhos já estão bem crescidos e dividem o mesmo espaço dos pais.

Outros animais devem chegar logo

A partir deste ano, novos animais vão chegar ao Zoo Park das Montanhas, em Marechal Floriano. Em abril, o local receberá um lobo-guará vindo do Zoológico de Brasília.

A administração do parque negocia também a vinda de lontras e pinguins para o próximo ano. “As negociações estão avançadas e vamos preparar locais com temperatura adequada para comportar os pinguins”, disse Eumir.

Em 2014, o Zoo Park ganhou um casal de tigres e um leão.

Serviço:

Zoo Park da Montanha
 
Local: Rio Fundo- acesso pelo km 48 (Posto Casarão) na BR-262, em Marechal Floriano
* O zoológico fica a 800 metros da rodovia
 
Até fevereiro, o parque funcionará de domingo a domingo, das 9 às 16 horas
 
Ingresso adulto: R$ 20,00
 
Ingresso crianças até 12 anos e estudantes: R$ 15,00

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização