Helicóptero da Policia Militar usa água para criar zonas frias – Foto: Colaboração/Riquiana Ribet Monhol |
![]() |
* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
Fogo já dura vários dias – Foto: Colaboração/Riquiana Ribet Monhol |
![]() |
Homens do Corpo de Bombeiros tentam combater um incêndio no Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, que já dura vários dias. O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), que administra o Parque, estima que 100 hectares da área de preservação foram queimados até o momento. Servidores do Instituto e um helicóptero da Polícia Militar ajudam no combate ao fogo.
De acordo com o Iema, o incêndio atingiu o Parque no último domingo (25). Além dos 100 hectares destruídos pelas chamas dentro da unidade, uma área com cerca de 200 hectares foi queimada no entorno. Ainda segundo o Iema, o fogo teria começado em uma propriedade rural e se espalhado. As causas do incêndio serão investigadas, por meio de perícia, pelo Corpo de Bombeiros.
Cerca de 75 pessoas trabalham neste momento para tentar conter as chamas. O helicóptero da Polícia Militar é utilizado para coletar água e criar as chamadas zonas frias. O combate ao incêndio é difícil porque a região atingida é íngreme e de floresta mais densa. Além disso, há condição de estiagem e baixa umidade.
Corpo de Bombeiros conta com ajuda de servidores do Iema no combate às chamas – Foto: Colaboração/Riquiana Ribet Monhol |
![]() |
Nas redes sociais, moradores de Pedra Azul compartilham fotos do fogo e do trabalho das equipes de combate. Eles demonstram tristeza com o incêndio. O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado em 1991 e tem área de 1.240 hectares.
Fogo também em Venda Nova
Outro incêndio consome uma plantação de eucaliptos na localidade de Alto Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante, desde a madrugada de segunda-feira. As chamas não haviam sido controladas até a manhã desta terça (26).