FMZ A Rádio
da Família

Paróquia de Venda Nova inaugura duas igrejas

•Por Leandro Fidelis

Duas igrejas católicas serão inauguradas no próximo domingo, 23 de dezembro, em Venda Nova. A de Santo Expedito fica na Vila Dordenoni, no Distrito de Alto Caxixe, e a de São Francisco de Assis, no Camargo, ambas comunidades do interior do município.

O bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Célio de Oliveira Goulart, virá para as celebrações. No Alto Caxixe, a missa de inauguração será às 16h30, enquanto no Camargo está prevista para as 19h.

Na Vila Dordenoni, a nova igreja tem um forte significado para a fé de seus moradores. A capela do santíssimo, além de materializar a presença de Cristo, vai permitir a realização da eucaristia sem a necessidade de buscar hóstias na igreja do Alto Caxixe.

É o que diz o aposentado José Domingos Pinto, de 69 anos, morador há seis da Vila Dordenoni. “Melhorou 90% esta comunidade. Vai mudar muito porque os ministros da eucaristia não vão precisar sair, o santíssimo estará aqui”.

A dona de casa Santinha Gratieri Dordenoni, a “Tia Santa”, 56, sempre esteve envolvida com a comunidade Santo Expedito, desde que as rezas aconteciam num galpão. Ela ministra aulas de catequese, do curso de batismo e ainda é ministra da eucaristia. No dia da festa, vai preparar os 700 cachorro-quentes que serão distribuídos.

“Sou católica fervorosa e para mim é maravilhoso ter a Igreja porque vai atrair vários moradores. Muita gente está mudando de religião por falta de oportunidade de ir à Igreja Católica de Alto, Caxixe que é muito longe”, diz Santinha.

No Camargo, ainda hoje pela manhã os colaboradores e pedreiros davam os últimos retoques na Igreja de São Francisco de Assis, cuja arquitetura rústica a diferencia de outras do município.

Moradora de São João e professora da creche do Camargo, Débora Delpupo acredita na renovação da comunidade com a igreja. “É um bom motivo para renovar a comunidade. Antes, as pessoas tinham que sair daqui para freqüentar as rezas em outros setores”.

A lavradora Josani Maria Flor quer passar a ir às missas todos os domingos. “Moro aqui há quatro anos. Fico animada a freqüentar mais as missas”.

O pároco João Luiz Galvão destaca que as duas igrejas foram construídas com a dedicação das pessoas da comunidade, doações e recursos das festas do Galo Caipira. “Domingo será um momento de alegria, conquista e realização do sonho das pessoas que vivem e celebram a vida nestas duas comunidades”.

Confira mais Notícias

Oito estados e DF têm alerta de grande perigo para baixa umidade

RuralturES vai até domingo (8) com mais de 160 expositores e experiências únicas em Venda Nova

Cidades

Iema publica edital para processo seletivo de nível superior

Cidades

IBGE atualiza os números da população de Venda Nova do Imigrante, do Estado e do Brasil

Agronegócio

Descubra o Universo dos Cafés Especiais na RuralturES 2024

Experiências promovem imersão cultural e natural na RuralturES em Venda Nova

Cidades

Vendanovense que desapareceu enquanto pescava no Rio Doce, em Colatina, é encontrado morto

Setur lança edital voltado para fortalecimento do turismo regional