Este ano, até o dia 17 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) recebeu 168 notificações de suspeita de febre amarela. Ibatiba é o município mais afetado pela doença, com 12 casos e três óbitos confirmados. Dezoito notificações foram descartadas em todo o Estado. Do total de 150 casos, 36 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que dez casos evoluíram para óbito – Ibatiba (3), Colatina (2), Itarana (2), Irupi (1), Pancas (1) e Santa Maria de Jetibá (1) –, 25 pacientes receberam alta hospitalar e um está internado com quadro estável.
Os casos confirmados são de moradores de Ibatiba (12), Colatina (5), Itarana (3), Brejetuba (2), Itaguaçu (2), Conceição do Castelo (2), Pancas (2), Laranja da Terra (2), Baixo Guandu (1), São Roque do Canaã (1), Santa Maria de Jetibá (1), Afonso Cláudio 01), Irupi (1) e Castelo (1). Com isso, há 114 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.
Fonte: ascom/Sesa