Moradores e comerciantes de Pedra Azul, Domingos Martins, estão reclamando do abandono que se encontra a localidade, que é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Segundo comerciantes de Pedra Azul, as ruas estão esburacadas, os jardins estão com mato e abandonados, há lixo jogado pelas avenidas e até o esgoto, sem tratamento, é lançado no córrego da localidade.
Estamos indignados pelo total abandono que sofremos por parte da prefeitura. Estamos vivendo uma situação precária. Há lixo espalhado por todos os lugares, as ruas da vila de Pedra Azul estão cheias de buracos, o asfalto está precário, os jardins estão abandonados e por aí vai, lamenta o morador Cristiano Ricardo Peterli.
Segundo ele, a vila é cercada de hotéis, pousadas, restaurantes e deveria ser melhor cuidada. Precisamos ter melhores condições para atender aos turistas, que ao chegarem à vila não encontram nada a não ser buracos nas ruas e terrenos abandonados e cheios de mato. Estamos em alta temporada e a prefeitura não se importa com nossa região, desabafa.
Um problema que segundo os moradores existe há mais de 10 anos é o esgoto sem tratamento que vai parar no córrego que corta a vila. Temos uma das mais modernas estações de tratamento de esgoto do Estado e a menos de 100 metros o esgoto é lançado no córrego. A prefeitura deveria realizar a ligação das residências para a estação, disse o empresário Cláudio Calmon, 49, proprietário de um restaurante em Pedra Azul.
Além de poluir o meio ambiente, tem momentos que esse esgoto fede muito. É uma situação muito triste e não pode continuar, completa o aposentado Antonio Oliveira de Souza, 70. Outra situação que os moradores esperam há cerca de 5 anos é o manilhamento de uma vala que passa ao lado da principal avenida da localidade.
Cinco anos atrás os vereadores pediram à prefeitura que colocassem manilhas nesse local para construir um calçadão. Até hoje nada foi feito e a água parada virou foco de mosquitos. Queremos fazer uma feirinha nesse local, mas a prefeitura precisaria fazer uma obra aqui, contou a atleta Creusa Nogueira do Nascimento, 38.
Prefeitura afirma que mantém equipe de jardinagem em Pedra Azul
De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), cabe à prefeitura orientar e fiscalizar os moradores que não possuem a rede de esgoto domiciliar ligada à Estação de Tratamento.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins contesta a informação e diz que a manutenção do sistema de tratamento de esgoto de Pedra Azul é de responsabilidade da Cesan. Cabe ao órgão a fiscalização da rede de esgoto, assim como a notificação de domicílios que não estejam ligados à rede de tratamento, disse a assessoria.
Em relação ao manilhamento do córrego, a secretaria informa que não é possível fazer a obra, pois o Iema, órgão responsável pela liberação de qualquer tipo de intervenção no local, não autoriza este tipo de procedimento.
Em relação às condições do calçamento da Avenida Módolo, a Secretaria Municipal de Obras informou que aguarda a conclusão de licitação para a compra de massa asfáltica para realizar uma operação tapa buraco no local.
Já sobre as condições dos canteiros de flores da Vila de Pedra Azul, a secretaria esclarece que a manutenção é realizada diariamente pela equipe de jardinagem do distrito (* Site Montanhas Capixabas).