Motoristas precisarão fazer curso e prova teórica para renovar carteira de habilitação

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano precisarão fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório. A mudança ocorreu após uma  resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país.

 

Para quem vai renovar a CNH até  5 de junho, a exigência é de apenas o exame médico.

 

O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH deve eve ser feito ao renovar a carteira, a cada cinco anos. Serão 10 horas aula, com máximo de cinco  horas por dia.  Pode ser presencial ou à distância. Já a prova teórica terá 30 questões de múltipla escolha e a exigência de 100% de frequência nas aulas e 70% de acertos no exame.  O preço não está definido. 

 

Estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração, a cada 5 anos.

 

Em caso de reprovação no exame, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente.

 

O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.  De acordo com o Denatran, as mudanças foram feitas a partir de estudos e depois de reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil.

 

Com informações do G1 e Agência Brasil

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Horário eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira

Solidariedade

Venda Nova arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul

Mais uma equipe de bombeiros capixabas vai atender as vítimas no Rio Grande do Sul

Catedral de Campinas celebra missa em homenagem às vítimas de ataque

Moro aceita convite para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro

MP cobra cumprimento de medidas de reparação a atingidos por tragédia de Mariana

Corpo de vereadora será velado na Câmara Municipal do Rio