Corpo de Bombeiros promove semana de prevenção contra incêndio

Nesta semana, em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, em 2 de julho,  acontece a  Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio. Várias ações foram feitas e ainda estão em andamento, entre elas, uma campanha educativa de fiscalização, com panfletagem e visita a estabelecimentos e edificações para orientar proprietários e usuários sobre como utilizar os equipamentos de incêndio  e como proceder na regularização dessas edificações perante ao Corpo de Bombeiros. 

 

Estão ocorrendo, ainda, palestras em escolas, com abordagem sobre prevenção de acidentes domésticos e prevenção a incêndios em várias escolas da região.  Para esta sexta-feira (5), está prevista uma campanha educativa contra incêndios florestais. 

 

Curiosidade sobre o Dia Nacional do Bombeiro

 

A profissão de bombeiro é muito antiga no País. Em 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Desde então, muitas vidas foram salvas.

 

No Estado do Espírito Santo, a profissão foi regulamentada em 26 de dezembro de 1912, por meio da Lei nº 874. Na ocasião, foi criado oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado Marcondes Alves de Souza, com um efetivo de treze integrantes. 

 

A data de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros foi instituída pelo Decreto n.º 35.309, de 02 de abril de 1954, do então Presidente da República Getúlio Vargas.
 

Confira mais Notícias

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências

População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudo

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo