Estudantes no mutirão contra a dengue em Venda Nova

•Por Leandro Fidelis

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e as escolas do município vai garantir o mutirão contra a dengue nesta semana em Venda Nova. Será a primeira vez que os estudantes vão divulgar junto com agentes medidas preventivas para combater focos do mosquito transmissor.

Os alunos selecionados participam de uma rápida capacitação durante a semana e partem para a divulgação da campanha nos bairros hoje, 25. O grupo vai passar de casa em casa distribuindo folhetos informativos.

“As crianças estão bastante empolgadas com a campanha. Com elas na abordagem, acredito que teremos mais sucesso na conscientização dos moradores”, avalia José Azeredo, supervisor de endemias da Secretaria de Saúde.

De acordo com Eduardo Dalfior, técnico municipal do programa de educação em saúde e mobilização social, a meta é visitar 4.280 domicílios na sede do município.

Além das informações básicas, o técnico acrescenta que o grupo vai recomendar aos moradores o não uso da popular “armadilha” contra o Aedes Aegipty. “O método não tem eficácia comprovada porque pode criar um foco, em vez de combater”, alerta.

Já entre os dias 28 de abril e 6 de maio será o ponto alto da campanha. Carros da Prefeitura vão recolher o entulho dos quintais, conforme foi convocada a população a colaborar no momento anterior da campanha.

Casos são todos importados

Em Venda Nova, foram notificados 24 casos suspeitos da doença, sendo dois confirmados. Estes, no entanto, são importados, ou seja, as pessoas contraíram dengue fora do município

“Isto quer dizer que quanto maior a quantidade de mosquitos no município, maior a chance de uma pessoa contaminada vir para cá, o mosquito picar esta pessoa e transmitir a doença às outras”.

A transmissão da dengue se dá em locais onde a infestação é maior que 1%. No município, segundo Dalfior, a Secretaria de Saúde tem mantido o índice de infestação inferior a 1%. Como para o Estado a dengue em 2008 se trata de epidemia, Venda Nova está elaborando o Plano de Contingência de Combate à Dengue, que envolve desde os trabalhos de prevenção, não deixando água parada no quintal, até a rede assistencial.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto