
A Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova adotou alterações no calendário litúrgico devido à prevenção a possível proliferação do novo coronavírus. Em um primeiro momento, as missas nas comunidades estão suspensas e as celebrações eucarísticas na Igreja Matriz serão transmitidas via rádio e rede social da Paróquia, porém sem assembleia presente, apenas com as pessoas envolvidas na liturgia.
De acordo com o padre Cristian Vieira, as missas transmitidas da Matriz seguiram o horário normal previsto nesta semana, porém nos próximos dias pode haver alterações. “É uma decisão delicada, mas estamos refletindo esse ano na Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso; então, vimos por bem e por cuidar dos fiéis, suspendermos as celebrações momentaneamente”, disse.
Em sua mensagem, o padre Antônio Tatagiba reforçou que é o momento de voltar a atenção e a prática das orações em casa, em família, como por exemplo a oração do terço, as ladainhas, e as leituras orantes da bíblia, evitando as aglomerações e circulação do coronavírus. “O cuidado que eu tenho e o que o outro tem, cria-se uma rede fraterna. É preciso pensar nessa relação com todos, mesmo que isso me traga algumas dificuldades. Assim como o vírus circulou, devemos fazer circular esse compromisso e esse cuidado com a vida”, orientou.
As cerimônias de casamentos marcadas na paróquia serão adiadas para o segundo semestre. “Essas são as recomendações da igreja e também devemos seguir as recomendações das autoridades de saúde para que possamos conter. Estamos na fase de contenção do vírus”, completou Tatagiba.
Diante dos compromissos econômicos inadiáveis da paróquia, a orientação é manter a fidelidade ao dízimo para a manutenção dos trabalhos e a estrutura necessária. Os fieis podem fazer a entrega de seu dízimo na secretaria paroquial.