Cidades

Até o momento, ES não registrou mortes em decorrência do novo coronavírus

O Espírito Santo tem 96 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até esta terça-feira (31). O caso, que totalizaria 97, pertence a um paciente morador do Rio de Janeiro que possui empresa em solo capixaba e procurou serviço de saúde local. A confirmação desse paciente já foi repassada ao seu estado de origem pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Espírito Santo já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.

 

Dos casos confirmados, 13 pacientes já estão curados, 68 estão em isolamento residencial e 15 estão internados, sendo nove em UTI. Não há óbitos.

 

A Sesa lembra que os dados pessoais dos pacientes são invioláveis de acordo com a Constituição Federal, estando protegidos por sigilo pela Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sendo vedada inclusive a divulgação de bairros em que se localiza a residência dos casos suspeitos ou confirmados. A violação destes direitos está sujeita a responsabilização administrativa, cível e criminal.

 

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

 

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

 

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde.

Confira mais Notícias

Por unanimidade, STF iguala tempo de licença-maternidade e adotante

Instituto Jutta Batista realiza bazar com mais de 6 mil peças a partir de R$ 2 em Venda Nova

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

Curso gratuito de bordado será realizado no Distrito Turístico de Pindobas em Venda Nova

Prefeitura abre cadastro para doação de até 400 mudas nativas por propriedade em Venda Nova

Mais de 250 vagas de empregos disponíveis em Venda Nova e região

Vargem Alta abre processo seletivo para contratação de profissionais em diversas áreas

plugins premium WordPress