Voluntários iniciam atividades nos parques estaduais Pedra Azul e Forno Grande

 

Os primeiros dias dos participantes do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), estão recheados de atividades. Os voluntários já foram ambientados nos parques estaduais Pedra Azul, em Domingos Martins, e Forno Grande, em Castelo, e atuarão até o dia 19 de fevereiro, em atividades como atendimento aos turistas, sinalização com placas, educação ambiental e apoio nas redes sociais. 

 

As voluntárias (nesta edição do programa, todos os participantes são do sexo feminino) foram recepcionadas e se instalaram nos parques na nessa segunda-feira (01). Na terça-feira (02), o coordenador do PVUC, Terence Jorge, apresentou e explicou o funcionamento do programa e os detalhes de cada Unidade de Conservação para as voluntárias. “Foi explicado o funcionamento do trabalho voluntário, como atividades e carga horária, e mostramos também as atividades que já foram realizadas por outras turmas. As participantes se mostraram bastante interessadas e motivadas”, informou Terence Jorge. 

 

Nessa quarta-feira (03), foi a vez das voluntárias fazerem o reconhecimento das trilhas dos parques e já iniciar o monitoramento. Na Pedra Azul, as meninas tiveram a oportunidade de ouvir ainda as histórias e causos do guarda florestal José Bellon, conhecido como Guarda Belo. “Agora, elas estão planejando os projetinhos que irão executar e já iniciaram as atividades de apoio no atendimento aos turistas”, explicou a servidora do Iema, Tamires Mutz.

 

No Parque Estadual Forno Grande, as voluntárias fizeram a trilha até o mirante, realizando a observação do ambiente e registrando informações relevantes, que possibilitarão o planejamento de ações contra impactos ambientais e manutenções necessárias. As medidas são fundamentais para atividades preventivas que serão organizadas pela gestão da UC a partir do levantamento de dados

 

Programa de Voluntariado 

O PVUC é um programa que procura incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas áreas naturais públicas do Estado, com o objetivo de aproximar e envolver a sociedade em atividades de conservação dos recursos naturais, promovendo conhecimento e a troca de experiências entre profissionais das Unidades de Conservação e voluntários. 

 

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme Lei 9.608/98 e IN 06/14 do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida das unidades de conservação, benefícios necessários para a permanência no local de trabalho, como alojamento em quarto individual, uso de cozinha completa com equipamentos e utensílios, computadores com acesso à internet, wifi e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário. 

 

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre as unidades de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas.

 

Com informações do IEMA.

Confira mais Notícias

Empresa apresenta soluções inovadoras para o setor florestal na Espírito Madeira 2024

Palestra sobre atendimento ao cliente será realizada no próximo dia 30 em Venda Nova

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais