Exposição fotográfica em Venda Nova exibe aves silvestres da Mata de Caetés

 

O Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA) com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inaugurou a exposição fotográfica Aves de Caetés no Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi", na Vila Betânea. De  23 de junho a 22 de julho de 2022, o público poderá conferir a exposição que exibe 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena amostra da grande diversidade de aves da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.

 

A Mata de Caetés se situa nas divisas dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do PCSA contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, entre elas 6 são ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 19 indivíduos e é a espécie alvo do PCSA.

 

A exposição traz fotos de aves que chamam a atenção pelas suas cores como saíra-militar e a saíra beija-flor, outras pela imponência como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, pela raridade como a saíra-apunhalada, e ainda tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma, inclusive podendo ouvir os com seus cantos.

 

A Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.

 

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da saíra-apunhalada. A Reserva Kaetés se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés está protegido dentro de reservas privadas.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

Confira mais Notícias

Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta

“Espírito Madeira” traz a marcenaria criativa com inovação e tecnologia em Venda Nova

Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

Parques estaduais estarão abertos no feriado deste sábado (12)

Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas ambulâncias e caminhões para Defesa Civil

Sicoob destina mais de R$ 1,3 milhão para apoio a 65 projetos sociais

Rede social X pede ao STF desbloqueio da plataforma no Brasil

Espírito Madeira 2024: o maior encontro do setor florestal e madeireiro está chegando!