Sebrae e Prefeitura de Venda Nova estabelecem parcerias

* Henrique Pagotto

Ações relacionadas ao agroturismo, gestão pública, educação, tecnologia, crédito, indútria, comércio e desenvolvimento do município foram o centro do encontro do Sebrae ES, realizado na manhã desta quarta-feira (28), na Câmara de Venda Nova. O evento se propôs a analisar as principais demandas do município e buscar ações que visam ao desenvolvimento de Venda Nova.

“O Sebrae vai funcionar em Venda Nova hoje”, brincou o diretor superintendente do órgão, João Felício Scárdua, após anunciar que toda a diretoria estava presente na reunião. Ele abriu o evento e destacou a importância que Venda Nova adquiriu no agroturismo. Ainda estiveram presentes o prefeito, Dalton Perim, o vice-prefeito, Orlando Filetti, vereadores e todos os secretários municipais.

Após a fala de Scárdua, o prefeito declarou que não tem experiência em gestão pública, por isso o apoio do Sebrae é de extrema importância. “Esse trabalho é importante para promover o bem-estar de Venda Nova.”

Em seguida, membros da diretoria do Sebrae se reuniram em grupos, com vereadores, secretários, diretores e técnicos das secretarias, para levantar o que precisa ser feito nas áreas em cada uma das áreas apresentadas. Após as reuniões, um representante de cada grupo passou aos que estavam presentes o que foi discutido e decidido durante as reuniões.

Gestão Pública

O grupo debateu a questão da lei geral de micro e pequenas empresas, que estabelece que as licitações públicas de até R$ 80 mil devem ser feitas entre micro e pequenas. Outro ponto apresentado foi o projeto do PDM, que ainda não foi encaminhado à Câmara Municipal. Também foi falado sobre o posto da ADM, que vai funcionar em parceria com a Central Fácil do Sebrae, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. O grupo ainda apresentou a proposta de uma Vigilância Sanitária Municipal.

Agronegócio e turismo

O grupo destacou que Venda Nova vai participar de um programa que levará o agroturismo do município para as principais operadoras de turismo do país, que virão conhecer seus atrativos turísticos. Outro ponto apresentado foi o roteiro de turismo integrado para a região Sudeste, que vai fazer com os estados que compõem a região, fiquem interligados com relação ao turismo.

O grupo também falou da importância de fortalecer as propriedades que já trabalham com agroturismo, qualificando principalmente a gestão desse trabalho. E para isso, apresentaram a necessidade de criar nos moradores do município uma cultura de propagação do turismo, além da criação de souvenirs, para os turistas.

Educação, tecnologia e crédito

Esse grupo apresentou como principal demanda o fortalecimento do programa de Formação de Jovens Empreendedores, durante as séries do Ensino Fundamental. Para isso, é necessário ensinar aos estudantes a cultura empreendedora. Os representantes do Sebrae ES firmaram com a equipe da Secretaria de Educação, a realização de um programa de empreendedorismo, nas escolas municipais.

No final das aulas, seria realizada uma feira para apresentar o resultado dos trabalhos. Ainda foi colocada a importância do Empretec, programa desenvolvido pelo Sebrae, que busca a formação de novos empreendedores e também para servidores públicos, que ocupam cargos de chefia.

Indústria e comércio

Para os participantes desse grupo, Venda Nova está se transformando num centro de desenvolvimento do comércio e agroindústria. Para fortalecer os que têm indústrias rurais, foi colocado que é preciso identificar esses empreendimentos para trazer um programa de alimento seguro, que inclui o selo de inspeção municipal e estadual. Também foi proposta um programa de aproveitamento de materiais que são jogados no lixo.

Confira mais Notícias

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados