Conscientização

“Marcha para Elas”: Venda Nova realiza passeata em combate à violência contra a mulher nesta segunda (15)

Moradores de Venda Nova do Imigrante irão realizar uma manifestação pacífica com o objetivo de conscientizar a sociedade, na busca pela erradicação da violência contra a mulher. O ato ocorrerá nesta segunda-feira (15), a partir das 19h30, em forma de passeata, saindo na rua do prédio onde morava Sara Moulin, brutalmente assassinada pelo ex-companheiro no último dia 8 de julho.

De acordo com o organizador da manifestação, Carlos Viana, a concentração será na rua Victorio Brioschi. A passeata segue pelo centro de Venda Nova até o Fórum da cidade, no bairro Marmin. Toda a população está convidada a participar da forma que quiserem, levando cartazes, balões brancos, entre outras iniciativas.

“A Marcha para Elas é um evento de suma importância, pois oferece uma plataforma vital para dar voz às mulheres vítimas de violência. Em uma sociedade onde muitas vezes essas vozes são silenciadas, a marcha proporciona um espaço de empoderamento e solidariedade. É um momento de união, onde as mulheres podem compartilhar suas experiências, encontrar apoio mútuo e reivindicar direitos fundamentais”, disse o organizador da passeata.

Ainda segundo Carlos, além de conscientizar o público sobre a gravidade e a prevalência da violência contra as mulheres “a marcha também serve como um chamado à ação para governos, instituições e indivíduos. Ela destaca a necessidade urgente de políticas eficazes e de um sistema judicial que realmente proteja as vítimas e puna os agressores”, completou.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem fazer contato pelo número (27) 99786-2294.

Dois feminicídios em menos de uma semana

Dois casos de feminicídio foram registrados em menos de uma semana em Venda Nova do Imigrante, o que deixou a população consternada. O primeiro deles ocorreu no dia 3 julho, em que Jeane dos Santos Souza foi morta com contes de faca no pescoço pelo marido Romário Alves Angelo que, em seguida, enforcou-se e morreu. Eles tinham um casal de filhos pequenos. O crime ocorreu no interior do distrito de Alto Caxixe, zona rural de Venda Nova do Imigrante.

Cindo dias após, em 8 de julho, Sara da Cruz Moulin Merçon, foi morta pelo ex-companheiro, em sua casa, também com facadas no pescoço. O autor do feminicídio fugiu do local do crime, mas foi preso no dia seguinte, na BR 262 em Venda Nova do Imigrante.

No ano passado, 35 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado do Espírito Santo. No mesmo período, foram registrados 21 mil casos de violência contra as mulheres.

A manifestação é uma forma de resposta aos casos de violência não só em Venda Nova, mas também em todo lugar que ela ocorre. “Ao participar da Marcha para Elas, as mulheres reafirmam sua força e resiliência, demonstrando que não estão sozinhas e que juntas podem lutar por um futuro mais seguro e igualitário. Este evento não só ajuda a quebrar o ciclo de violência, mas também a construir uma sociedade onde a justiça e o respeito pelos direitos humanos sejam prioridades inegociáveis”, finalizou o organizador do evento, Carlos Viana.

Atenção às formas de violência!

Física: socos, tapas, pontapés, empurrões, arremesso de objetos, queimaduras, tortura, etc.

Moral: xingamentos, insultos, difamação e etc.

Patrimonial: quebra de objetos pessoais ou impedir acesso à bens que são da mulher.

Psicológica: ameaças, humilhações, perseguições, chantagens, controle da vida pessoal, manipulação, etc.

Sexual: sexo forçado, obrigar a ver pornografia, impedir o uso de preservativo e/ou anticoncepcional, forçar um aborto, etc.

Denuncie!

Busque ajuda nos primeiros sinais de violência. Ligue 190 ou 180!

Confira mais Notícias

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências