Escorpiões assustam moradores de Castelo

Um bairro infestado de escorpiões e a população apavorada. Esta é a situação da comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Castelo. Os bichos são encontrados a qualquer hora, do dia ou da noite. Pessoas já foram picadas.

A dona de casa Rejane Roli Vieira já encontrou 60 escorpiões de uma vez, em vários lugares da casa. Os moradores chegam a juntar os animais dentro de vidros. A estudante Marcela Bernardo já foi picada. “O braço fica dormente até hoje”, conta.

Na rua, onde as crianças brincam, também é fácil encontrar os animais. Na maioria, são pequenos e amarelos. De acordo com os moradores, a Prefeitura da cidade foi procurada, mas nada foi feito.

Soro

A secretária de saúde de Castelo, Magda Soares, disse que não tinha conhecimento do problema e garantiu providências imediatas. De acordo com ela, a validade do soro contra o veneno de escorpião é pequena e não há muitos casos no município.

A Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza o soro para a Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro. Magda Soares afirmou que diante da situação, a partir desta quarta-feira (16) o soro vai ficar disponível na Santa Casa de Castelo.

Escorpiões

Em entrevista ao vivo ao telejornal ESTV 1ª Edição, a bióloga Cíntia Teixeira falou sobre o aparecimento dos escorpiões em Castelo. De acordo com ela, isso é comum em locais quentes. Por causa do desmatamento os animais procuram a cidade e podem ser encontrados em muros, barrancos, folhas caídas e até em calçados e roupas.

A bióloga alerta que os animais são venenosos. Quanto menor é o escorpião, mais perigoso. Eles têm maior concentração do veneno. Na hora da picada, o local fica vermelho e a musculatura paralisada, além da dor intensa. E se a pessoa for alérgica, pode até matar.

A recomendação para pessoa que for picada é procurar tomar o soro que combate o veneno de escorpião (* Gazeta Online).

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Da madeira apreendida à ressocialização, parceria em Xuri (ES) une sustentabilidade e transformação de vidas

Venda Nova

Creven realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 15 de setembro

5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do Estado durante a Ruraltures 

Ruraltures 2025 vai até domingo (17) em Venda Nova do Imigrante com expectativa de 30 mil visitantes

Negócios

Produtos com Indicação Geográfica ganham espaço inédito na RuralturES

Festival Sabores do Caparaó agita Muniz Freire de 21 a 23 de agosto