Parque Estadual da Pedra Azul comemora 19 anos com a instituição de seu Conselho Consultivo

Durante evento realizado no último sábado (06), em Domingos Martins, o Governo do Estado assinou o decreto que instituiu o Conselho Consultivo do Parque Estadual de Pedra Azul (Pepaz), e uma portaria conjunta entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que dispõe sobre sua composição.

Na solenidade, realizada na sede do Fjordland- Cavalgada Ecológica, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Governo, por meio da Seama, Iema e a Secretaria de Estado da Agricultura Abastecimento (Seag), e o empresário Erling Sven Lorentzen, para a doação de 1.500 metros quadrados para a construção do Centro de Visitantes e melhorias para o acesso ao Parque, que celebra 19 anos de criação em 2010.

Estiveram presentes à solenidade, o governador do Estado, Paulo Hartung, acompanhado da esposa Cristina Gomes, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre, a diretora-presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini, o deputado federal Lelo Coimbra, do empresário Eliezer Batista, empresários e representantes da comunidade local.

Com a doação das terras, o Governo do Estado irá disponibilizar, por meio do Iema, os recursos para construção do Centro de Visitantes, que terá sua obra licitada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes). Já as melhorias no acesso a unidade são previstas pela Seag, por meio do programa “Caminhos do Campo”.

Além disso, com a cooperação dos envolvidos, pretende-se fomentar, de forma ecologicamente responsável e sustentável, o turismo na região de Pedra Azul, especialmente no Parque.

O Conselho do Pepaz

O Conselho do Pepaz é um órgão colegiado, autônomo, de caráter consultivo, previsto pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC), que tem a conservação e gestão da unidade e seu entorno como principais objetivos.

Sua criação possibilitará maior participação da comunidade do entorno do Parque nas discussões que envolvam seu Plano de Manejo como, por exemplo, o uso público da unidade e a prática de esportes de aventura na região.

O Conselho será composto por representantes do Iema, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Renováveis (Ibama), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistencia Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Floerstal (Idaf), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, das prefeituras de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves e Vargem Alta, de entidades ambientalistas, sindicatos rurais e associações de produtores rurais, moradores, de turismo, culturais e sociais que atuam no entorno da unidade.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização