Estudantes de municípios serranos iniciam aulas de programa destinado ao combate a drogas e violência

Nesta sexta-feira (19), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) inicia as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), envolvendo aproximadamente 700 crianças e adolescentes. Desta vez, os jovens de Domingos Martins e Marechal Floriano serão beneficiados pelo trabalho, que contará com o empenho de militares da 6ª Companhia Independente.

A solenidade de abertura das ações do Proerd – em ambos os municípios – será realizada às 9 horas, no Ginásio Theodoro Schwambach, na sede de Domingos Martins. O comandante da unidade militar da região, capitão PM Marcelo Corrêa Muniz, e representantes da prefeitura de Domingos Martins estarão presentes.

De acordo com o capitão Muniz, o trabalho do Proerd, nesta primeira fase, vai beneficiar uma média de 400 jovens em Domingos Martins e 297 em Marechal Floriano.

“Ampliar as ações desta iniciativa tão importante para a formação dos nossos jovens é de extrema importância. Com as novas turmas, o Proerd ganha força, também, na região serrana do Espírito Santo. Estamos empenhados neste trabalho de educação e conscientização e, desta forma, contribuimos para uma sociedade mais justa e comprometida com as ações do bem”, destacou o comandante.

Proerd

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo desde 2001 e tem como objetivo combater o uso de drogas e diminuir a criminalidade, mostrando às crianças as conseqüências negativas do uso do álcool, do tabaco e de outras drogas, formando cidadãos conscientes e mantenedores dos valores familiares.

Participam das atividades crianças de 4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, sempre uma vez por semana, quando um militar capacitado e fardado visita as unidades de ensino e desenvolve aulas para os alunos. Todos os policiais militares que ministram as aulas são graduados em Pedagogia e áreas relacionadas à Educação.

O projeto consiste também em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, pais, estudantes e comunidade. Os professores atuam como divulgadores das ideias do programa nas salas de aula e os pais dão continuidade a esse trabalho, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Mais de 80 mil crianças já foram atendidas pelo Programa no Estado, implementado, inicialmente, em escolas da rede pública da Região Metropolitana da Grande Vitória e também em Linhares. Hoje, o programa engloba diversos municípios capixabas e, desde dezembro de 2003, o Estado já conta com aproximadamente 28.000 crianças e jovens participantes.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper