Convênio para recuperar área de Mata Atlântica em Afonso Cláudio

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Instituto Terra assinaram, ontem (21), convênio para a recomposição florestal de uma área de 2,5 hectares no município de Afonso Cláudio, no sul do Espírito Santo. Ao todo, a empresa vai repassar R$ 102 mil para o instituto.

Está previsto o plantio de 2.780 mudas na área, pertencente à empresa. Com duração de 50 meses, o convênio estabelece ainda a cooperação do Instituto Terra para a criação de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Cesan, a ser estabelecida em área contígua à Estação de Tratamento de Esgoto do município, com 14 hectares.

As ações têm como objetivo atender às condicionantes ambientais para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Afonso Cláudio. O convênio também atende à deliberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente, referente ao reflorestamento de 2,5 hectares – preferencialmente com espécies da Mata Atlântica – para reconstituir o ecossistema florestal, por meio de diferentes formas de intervenção, recuperando os processos ecológicos e contribuindo para a manutenção da biodiversidade local.

O sistema de esgotamento sanitário de Afonso Cláudio contará com redes coletoras, elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto, disponibilizando mais de 3 mil ligações na área urbana do município. Atualmente, 52% das obras estão concluídas, com investimentos da ordem de R$ 15,6 milhões. O término está previsto para março de 2011.

Sobre o Instituto Terra

O Instituto Terra é uma organização não governamental, criada em 1998, por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, com o objetivo de promover, desenvolver e implementar a conservação e o reflorestamento da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A instituição atua em quatro objetivos principais: recuperação e educação ambiental, pesquisa em recuperação de Mata Atlântica e desenvolvimento sustentável. Em 12 anos de atuação, já plantou mais de dois milhões e meio de mudas de árvores.

E por meio dos diversos programas de educação ambiental que desenvolve, já capacitou mais de 15 mil pessoas, entre estudantes, professores, pequenos agricultores, policiais ambientais, técnicos da área de meio ambiente de Governos estaduais e líderes comunitários. Mais informações podem ser obtidas no site www.institutoterra.org.

Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização