* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
No próximo dia 10, Venda Nova vai dar o primeiro passo na implantação da coleta seletiva do lixo. Às 9h, os moradores da Vila da Mata poderão colocar para fora o lixo seco separado do úmido. O bairro foi o escolhido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ser piloto do projeto que vai abranger futuramente todo o município.
Em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá, a Secretaria realizou um trabalho de mobilização e educação ambiental com as crianças do bairro. Durante um mês, foram promovidas oficina de papel reciclado, passeata, entre outras atividades.
A terça-feira será o “Dia do Lixo Seco” na Vila da Mata. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Henrique Lorenção, destaca que o sucesso do projeto depende da adesão da população e da parceria com a iniciativa privada para entrega do lixo seco apenas à Prefeitura. Os moradores não podem incentivar a coleta por catadores não-autorizados.
O lixo seco ou inorgâncio é aquele que podemos transformar em novos produtos. São eles: papel, metal, vidro, plástico, tecido, madeira e isopor. Esse reaproveitamento é uma alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para uma mudança nos hábitos da população, ampliando a sensibilização ecológica e evitando desperdicio.
A coleta do lixo úmido, no entanto, vai continuar nos dias e horários do atual cronograma da Prefeitura.