Cidades

Igreja Matriz de Afonso Cláudio revitaliza vitrais

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A Igreja Matriz de São Sebastião, em Afonso Cláudio, está revitalizando seus antigos vitrais. A restauração começou em fevereiro, e, aos poucos, a comunidade acompanha os resultados, que estão embelezando um dos mais conhecidos atrativos turísticos da cidade.

Os vitrais, num total de nove, reproduzem motivos bíblicos e foram doados por famílias tradicionais de Afonso Cláudio. Nos últimos anos, a pintura começou a estufar com o calor. Um padre da Catedral de Vitória esteve na cidade e alertou a administração da Paróquia da necessidade de um restauro, com base em experiência semelhante na capital.

No ano passado, foi contratada uma empresa especializada do Rio de Janeiro para revitalizar os vitrais. Todas as etapas estão sendo documentadas para o arquivo da igreja.

Quem conta é o administrador da Paróquia, Sérgio Brambilla, feliz com o resultado. “A primeira amostra com um dos vitrais já foi apresentada à comunidade. Hoje sempre aparece alguém oferecendo ajuda. As famílias que doaram os vitrais também manifestam interesse em contribuir novamente”, diz.

Segundo Brambilla, a Igreja Matriz vem passando por manutenção já há algum tempo. Houve limpeza do telhado para evitar infiltração, a parte elétrica e o jardim foram mexidos, e a escadaria foi revestida com granito, mantendo a curvatura original. Um próximo passo será reconstruir a antiga torre, de que só os moradores mais antigos talvez se recordem.

Quem ganha são os fiéis, que aprovam a revitalização do patrimônio da Paróquia. “Está uma maravilha. Cantei no coral da igreja e sempre tive uma lembrança muito feliz da Matriz”, diz Zuleika Haddad Fafá, de 86 anos.

“Nossa igreja é maravilhosa, está linda. Não existe obra igual no Espírito Santo”, diz a comerciante Silézia Belisário Duarte.

Visite a Matriz de Afonso Cláudio

A igreja fica aberta todos os dias, com celebrações às quartas-feiras e sábados, às 19h30; e aos domingos, às 8h30 e 19h30. A igreja fica na Praça Aderbal Galvão, no centro da cidade.

Confira mais Notícias

Circolo Trentino instala floreiras em pontes de Venda Nova em comemoração aos 35 anos da associação

Eleitor não pode ser preso a partir desta terça (29); veja regras e exceções

Lista reúne mais de 260 vagas de emprego em Venda Nova e região

Leilão de Garrotes em prol da Apae será realizado neste domingo em Venda Nova

Por unanimidade, STF iguala tempo de licença-maternidade e adotante

Instituto Jutta Batista realiza bazar com mais de 6 mil peças a partir de R$ 2 em Venda Nova

Lista reúne mais de 250 vagas de emprego em Venda Nova e região

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

plugins premium WordPress