Cinco incêndios em uma semana em Santa Maria de Jetibá

Além de provocar doenças respiratórias, a baixa umidade do ar tem causado incêndios em Santa Maria de Jetibá. Na última quarta-feira (1º), uma equipe dos Bombeiros Voluntários foi mais uma vez acionada para apagar um incêndio florestal na comunidade de Rio das Pedras, por volta das 21 horas.

Segundo os moradores locais, o incêndio começou às 15h. Durante toda a tarde, populares tentaram conter o fogo, que destruiu plantações de eucalipto e uma grande área de mata nativa. As chamas só foram totalmente controladas com a chegada dos combatentes, que usaram bombas costais e abafadores.

Com esse incêndio, já são cinco o numero de ocorrências atendidas no município em apenas uma semana, quase todos à noite. A queda da umidade do ar propicia o aumento de incêndios na região, porém na maioria dos casos são provocados por pessoas que estão realizando queimadas e acabam perdendo o controle da situação. Segundo os combatentes voluntários, também há vândalos causando incêndios em diversos locais por mera diversão.

Por medidas de segurança, não é recomendado apagar incêndios durante a noite, principalmente quando o terreno não é conhecido. Dependendo da gravidade da ocorrência, todos os bombeiros são acionados e atuam sempre com o auxilio dos proprietários das terras atingidas e moradores locais.

* Com informações dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização