Reportagem publicada no último domingo (17) pelo Jornal A Gazeta mostrou que, em Venda Nova do Imigrante, o candidato José Serra- PSDB, agora na disputa do 2º turno, teve a maior votação percentual do Estado. No município, ele recebeu 7.235 votos (63,95% dos válidos), ante 2.426 votos de Dilma Rousseff (PT), o equivalente a 21,44%.
O texto diz que, em Venda Nova, são várias as explicações da preferência pelo ex-governador e ex-prefeito de São Paulo. Vão da pouca identificação com o PT e com Dilma às propostas e à imagem de Serra como ex-ministro da saúde, considerado pelos moradores o mais preparado para governar o país. Contra Dilma pesam críticas ao programa de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família.
Ainda na reportagem, o jornal cita que a larga margem de votação obtida por José Serra em Venda Nova contrasta com o cenário estadual acirrado da eleição presidencial no primeiro turno, quando o tucano praticamente empatou com Dilma no Espírito Santo. Nos votos válidos, foram 37,2% da petista contra 35,4% de Serra.