* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, esteve ontem em Vitória mantendo contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit para instalar radares e quebra-molas no perímetro urbano. Segundo Perim, a burocracia impede resoluções imediatas, mas as propostas apresentadas ao superintendente, Hélio Bahia, serão analisadas.
Em entrevista ao vivo para Chico Zandonadi, hoje de manhã, na FMZ, o prefeito disse que a conversa focou nos acidentes nos dois semáforos e na reta do distrito de São João de Viçosa. Pedimos algum tipo de intervenção para minimizar os acidentes, alguns fatais, que tanto preocupam a comunidade, disse Perim.
De acordo com o prefeito, existe a possibilidade de o Dnit instalar semáforos com temporizador, enquanto os quebra-molas dependem de autorização do Ministério Público Federal. Todo equipamento mais moderno continuará sendo meramente um indicativo se não houver prudência e cautela dos motoristas.
Coincidentemente ontem, quando o prefeito estava em Vitória, dois caminhões bateram em um cruzamento no centro de Venda Nova, onde o semáforo e um poste foram destruídos e uma pessoa ficou ferida. Mais uma vez os moradores se revoltaram.
Dalton disse ainda ser prioridade a segurança do transeunte, citando a obra da ciclovia no canteiro lateral à BR-262. Afastamos um pouco os pingos de ouro da pista para criar espaço para o pedestre e evitar sua exposição na rodovia. Temos que ter essa alternativa de uso das laterais.
O prefeito concluiu que as solicitações ao Estado estão tendo retorno mais breve. O Departamento Estadual de Trânsito- Detran/ES anunciou, ainda para este ano, melhoria na sinalização das vias de Venda Nova, cujo pré-projeto foi encaminhado pela Prefeitura no ano passado. A Prefeitura não pode intervir no sistema de sinalização urbano sem autorização do Detran.