Parque Estadual da Pedra Azul fechado até quinta-feira (08)

O incêndio que ocorreu nas proximidades do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (05). O fogo não atingiu os domínios da unidade, porém a mesma permanece fechada para visitas até quinta-feira (08), com previsão de voltar ao funcionamento normal na sexta-feira (09).

 

O atendimento ao público precisou ser interrompido em função do monitoramento da região atingida pelo fogo, que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as equipes dos Parques Estaduais da Pedra Azul, Forno Grande e Mata das Flores.

 

Desde domingo (04), quando o incidente foi identificado, a situação é de alerta visando a evitar o surgimento de novos focos, identificar situações de risco e prontidão para o primeiro combate ao fogo, caso seja necessário.

 

“Não é possível abandonar o monitoramento da área atingida pelo fogo neste momento. O aparecimento de novos focos de incêndio não está descartado. A conclusão desta ação também é uma forma de prevenção, além de oferecer segurança aos freqüentadores do Parque”, comentou o coordenador de Áreas Protegidas do Iema, André Tebaldi.

A equipe do Pepaz realiza um trabalho de conscientização com as comunidades do entorno da unidade durante o período de estiagem. Durante esta semana, a abordagem será intensificada. Cabe ressaltar, que devido à falta de chuva, a Trilha das Piscinas Naturais está interditada desde o mês de agosto por falta de água. 

 

O Iema conta com o auxílio da população para denúncias sobre incêndios em áreas naturais protegidas, que inclusive podem ser realizadas em anonimato.  O telefone do órgão é (27) 3136-3492. Os contatos da Polícia Ambiental são: (27) 3336-4515 e (27) 3238-1385.

 

COMBATE A INCÊNDIOS

 

As equipes das Unidades de Conservaão (UCs) gerenciadas pelo Iema foram capacitadas por meio do PREVFOGO, curso do Ibama para formação de brigadistas. Além disso, os Parques Estaduais estão equipados com abafadores, extintores, mangueiras, conjunto de combate a incêndios para caminhonete, motosserras com kits resgate, foices, machados, entre outros equipamentos de primeira resposta.

 

O Estado conta ainda com o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines), que tem como objetivo a proteção das UCs e seu entorno, Áreas Prioritárias para Conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e Áreas de Preservação Permanente (APP).

 

As ações são coordenadas por representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e do Iema, sendo realizadas em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Casa Militar do Governo do Estado; Polícia Militar (PMES); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/ES); e Ibama.

 

SAIBA MAIS

 

– Períodos de estiagem, que favorecem a seca da vegetação, e baixos índices de umidade do ar aumentam consideravelmente os ricos de incêndio. Por isso, é preciso evitar o descarte incorreto de resíduos como pedaços de papel e guimbas de cigarro, assim como de latas de alumínio e pedaços de vidro, já que estes dois últimos desempenham papel semelhante ao de uma lupa contra o sol.

 

– Além do inverno, o período de estiagem pode se estender até o início da próxima estação de chuva (meses de outubro e novembro).

 

– Queimadas só com autorização do Idaf.

 

– Provocar incêndios em áreas ambientais, intencionalmente ou não, é crime sujeito a multas e até detenção.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização