Cidades

Transporte suspenso afeta 4 mil alunos em Muniz Freire

Mais de quatro mil alunos das escolas públicas municipal e estadual de Muniz Freire foram afetados pela falta do transporte escolar nessa terça (10) e quarta-feira (11). O motivo é a suspensão do serviço, por parte da cooperativa Serrana – empresa responsável. Os cooperados optaram por tirar de circulação os quase 130 veículos, por falta de pagamento da prefeitura, e de renovação de contrato com o Governo do Estado. A situação deve ser regularizada a partir de amanhã (12).

 

Sem os 86 veículos que atendiam alunos de 17 escolas municipais, a prefeitura anunciou ontem, por meio de um comunicado oficial em seu site, o fechamento das mais de 30 escolas da rede, afetando 2.800 estudantes de 1ª a 8ª série. “Em virtude da paralisação do transporte anunciada pela cooperativa, o Município decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino por 10 dias úteis”.

 

O contrato mantido entre o município e a cooperativa estava orçado em quase R$1 milhão e 970 mil, de janeiro a setembro. Porém, segundo informações do gerente administrativo da cooperativa, Josias Carlos Dias, desde o mês de abril a prefeitura vem efetuando pagamentos apenas parciais dos valores contratados. “No mês de agosto não foi feito nenhum pagamento, e dos restantes vínhamos recebendo apenas 50%. Como não tivemos um acordo, os cooperados decidiram pela paralisação”, disse.

 

Em nota o governo municipal justifica que a suspensão parcial dos pagamentos segue orientação da Promotoria de Justiça. “Administração Municipal com anuência do Promotor de Justiça, decidiu efetuar as medições das linhas [cálculo para verificar se a quilometragem rodada por cada veículo é corresponde à contratada] e até que sejam concluídas, proceder o pagamento de 50% do serviço efetivamente prestado”.

 

 

Empresa pode ser multada

De acordo com o promotor do município, Elion Vargas, a medida adotada pela prefeitura foi prudente e a cooperativa pode ser multada. “Havia indícios de superfaturamento dos contratos. Fui informado pela prefeitura há dois meses da decisão da medição e da suspensão parcial dos pagamentos, e considerei lógica. A cooperativa pode inclusive responder a uma ação e ser multada diariamente se não retomar as atividades”, afirmou.

 

*Fonte: Gazeta Online

Confira mais Notícias

Primeiro distrito turístico do Espírito Santo está localizado nas Montanhas Capixabas

Morre Lúcio Lívio Fores de Castro, pesquisador que ajudou a construir o agro capixaba

Livro alerta para sinais ignorados dentro de casa e acende debate sobre negligência emocional

Mais de 200 vagas de emprego abertas em Venda Nova e região. Confira!

Produzida na região Serrana, tilápia a R$ 19,90 chega às peixarias da Grande Vitória na Semana Santa

MEIs poderão ser contratados pela Prefeitura de Venda Nova para prestação de oito tipos de serviço

Encontros com Produtores Rurais do Sicoob ampliam acesso à tecnologia

Trecho da BR 262 em Venda Nova é parcialmente interditado após parte da pista ceder