Projeto Ecoar capacita docentes em Educação Ambiental

O Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), dará início, nesta quarta-feira (25), a um curso de capacitação de docentes de escolas de Conceição do Castelo, Brejetuba, Afonso Cláudio e Laranja da Terra.

 

Os quatro municípios formam a ecoárea Saíra Apunhalada, que participou do curso na primeira fase do projeto e recebe agora uma nova capacitação, com temas atualizados. Dentre as atividades estão oficinas de arteterapia e palestras sobre educação ambiental, articulação social, polícia e saúde ambiental.

 

Também participam os membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente dos quatro municípios.

 

Projeto Ecoar

 

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

 

O objetivo é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

 

Até o momento, o Ecoar contemplou 64 municípios. Também foram promovidos cursos, workshops e seminários com a participação de 213 escolas municipais. Em 2012, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos, que é formado por quatro Ecoáreas: Serra das Torres, Itabira-Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.

 

O Grupo Corredores, composto pelas ecoáreas Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante e Complexo Centro Norte Serrano, recebeu a capacitação durante a primeira fase do projeto, em 2009 e 2010.

 

Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar com o Grupo Unidades, formado pelas Ecoáreas Cricaré-Cotaxé, Jequitibá Rosa, Parque de Itaúnas, Pontões Capixabas e Pedra Azul. A previsão é que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

 

Informações Adicionais:

 

Serviço:

– Curso Ecoárea Saíra Apunhalada

 

Quarta-feira (25)

Educação Ambiental como instrumento de Ensino – das 8h às 12h

Arteterapia: Transformação e Vivências – das 13h às 17 h

 

Quinta-feira (26)

Programas e Projetos em Educação Ambiental – das 8h às 12h

Prática Pedagógica dos projetos – das 13h às 17h

 

Sexta-feira (27)

Articulação Social em Escolas e Comunidades – das 8h às 12h

Polícia Ambiental: Ação mais educativa e menos punitiva – das 13h às 15h

Saúde Ambiental – das 15h às 17h

 

Local: Auditório da Unidade de Saúde do Bairro Nicolau de Vargas Rua Rafaela Bernabe Pizzol, s/n, Nicolau de Vargas, Conceição do Castelo – ES.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização