Reunião para avicultores e suinocultores dia 19 em Venda Nova

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

Uma reunião convocada pelo Ministério Público à Prefeitura de Venda Nova vai reunir, na próxima segunda-feira (19), às 14 horas, no Centro Cultural e Turístico, proprietários de estabelecimentos ligados à avicultura e suinocultura, além de secretários municipais, a Vigilância Sanitária, técnicos dos institutos Estadual de Meio Ambiente- Iema e de Defesa Agropecuária e Florestal- Idaf. O MP tomou essa decisão mediante as constantes denúncias e reclamações dos moradores de áreas próximas a granjas e pocilgas do município.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as principais reclamações dizem respeito à poluição hídrica, aos fortes odores e à infestação de moscas. Diante disso, o Ministério Público solicitou um levantamento de todos estabelecimentos irregulares. O levantamento foi feito pela Secretaria em conjunto com a Vigilância Sanitária.

 

Desde o início desse ano, a Secretaria vem atendendo às denuncias e realizando vistorias periódicas nas granjas e pocilgas com problemas mais frequentes. Grande parte das denúncias são relacionadas ao número excessivo de moscas e, no Distrito de São João de Viçosa, ao forte odor. Durante as vistorias foi feito um trabalho de orientação aos proprietários.

 

O objetivo da reunião é adotar medidas e estabelecer prazos para os proprietários se adequarem às leis ambientais e minimizar os problemas. “Existem estabelecimentos funcionando sem licença ambiental ou com o processo em andamento há mais de cinco anos. Há também alguns licenciados, mas que nem por isso deixam de apresentar problemas”, destaca Sabrina Zandonade, secretária Municipal de Meio Ambiente. A partir dessa reunião, os proprietários serão notificados pelos órgãos competentes, para que se regularizem dentro de um prazo ainda a ser estabelecido.

 

Ainda segundo Sabrina, a Secretaria de Meio Ambiente está apta a licenciar somente as atividades de avicultura. As atividades de suinocultura ainda não são de competência do município.

 

Entretanto, quando qualquer das atividades de competência municipal estiverem localizadas em Área de Preservação Permanente- APP, de acordo com a Resolução do Conselho Estadual de Meio ambiente, o município não pode licenciar. A maior parte dos empreendimentos dessas atividades localizam-se em APP e, portanto, deverão ser regularizadas junto ao Idaf ou ao Iema.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização