Alunos soltam mais de 5.000 peixes em rio de Castelo

Alunos de nove turmas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Delza Frasson, do Distrito de Estela do Norte, participaram da soltura de cinco mil filhotes de um peixe chamado "Geophagus Brasiliensis", mais conhecidos como Acará ou Cará nas águas do Ribeirão Estrela do Norte, um dos afluentes do Rio Castelo. O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Água, contou com a presença de 160 alunos.

 

O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, José Renato de Oliveira Pin destacou a importância das matas e plantações de árvores nas margens dos rios. "Quando chove nos locais onde não existem mais matas, com barrancos e pastos, a terra vai toda para o rio, por isso é importante lembrar aos pais que não devemos desmatar, para que haja a conservação da água", ensinou o Biólogo, que falou também sobre a necessidade de esperar os peixes atingirem a idade adulta, no prazo de um ano e meio, para somente depois pescar, ajudando na multiplicação dos peixes.

 

Os estudantes foram informados ainda que somente podem ser soltos no rio os peixes que são próprios para o rio, de espécies nativas ou adaptadas, que já fazem parte da fauna local. Para a maioria das crianças, a soltura dos peixes foi uma novidade, já que nunca tinham participado de um momento desses. Junto dos colegas de sala, Natan Bonela Pin, aluno da quarta série, disse que esta aula prática foi muito importante: "Aprendemos muito, devemos respeitar a natureza, a água, e não poluir o meio ambiente", concluiu o aluno que é morador da Arapoca.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização