O Parque da Beira Rio, um dos pontos turísticos e de lazer de Castelo, está passando por transformações. Em conjunto, as secretarias municipais de Serviços Urbanos, Esportes e de Meio Ambiente, desde o início do mês de setembro, têm feito um programa de revitalização dessa importante área verde do município.
Uma das primeiras medidas tomadas foi a reforma do parquinho, local para a diversão das crianças, dando melhores condições aos brinquedos, evitando os riscos de acidentes em partes danificadas. O serviço foi realizado pela própria equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, e os brinquedos já estão sendo novamente utilizados com segurança pelas crianças.
Em seguida aconteceu a retirada de 60 aves silvestres, que foram levadas para um zoológico de Marechal Floriano. A operação, autorizada pelo Ibama, e acompanhada por biólogos, foi um procedimento para oferecer melhores condições para os animais, já que eles viviam em um ambiente que não reproduzia o habitat natural, com inúmeras movimentações inadequadas para a tranquilidade dos bichos.
Campo Bom de Bola
Outra obra que será realizada na Beira Rio é a instalação do Campo Bom de Bola II, através da Secretaria Municipal de Esportes, que fez o pedido ao Governo do Estado. O modelo desse campo soçaite, projetado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e que deve ser construído até o fim do ano, é diferente do que já existe próximo ao Tiro de Guerra em Castelo, também construído pelo Estado.
O novo campo será mais moderno e com medidas oficiais, seguindo os padrões da Confederação de Futebol Soçaite, o que torna o campo profissional, possibilitando a realização de competições de nível nacional. O campo terá uma dimensão de 31,5 x 49 metros quadrados (antes era de 27 x 47 metros quadrados), possibilitando um espaço padrão para os bancos reserva dos jogadores. O custo será de quase 315 mil reais. Um investimento que não é apenas financeiro, mas também promovendo a saúde, a inclusão social e o bem-estar da população.