Cultura

Africanismo na Casa da Cultura no próximo domingo (19)

Dentro do projeto “Circulação Cultural”, da Secretaria de Estado da Cultura, o músico Fábio Carvalho, o grupo Manguerê e convidados se apresentam, no próximo domingo (19), na Casa da Cultura de Venda Nova com o show “Africanismo”. A apresentação será a partir das 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo conta com repertório marcado pela diversidade rítmica, resultado do intenso intercâmbio sonoro entre a África e o Brasil. Desse casamento surgiram ritmos como o congo, maracatú, afoxé, samba, ciranda, aguerê, que foram incorporando novas influências, gingas e milongas até chegar ao samba rock, ao funk e ao RAP.

Músicas como “Ajuda eu Tambor” (colhida das Bandas de Congo do Espírito Santo), “Ya Ya Massemba” (agueré com samba de roda de Roberto Mendes e Capinãn), “Quantas Lágrimas” (samba de raiz composto por Manacéia), “Voltei Amor” (samba rock de Carlos Fritz e Joãozinho Carnavalesco), e “Cada Macaco no Seu Galho” (um coco de Riachão), fazem parte do repertório do espetáculo, que tem como propósito preservar e divulgar a música negra.

Quem são

Fabio Carvalho é capixaba, nasceu em Vitória. Músico percussionista, devoto de São Benedito, estudioso da cultura do Espírito Santo (congo) e de ritmos regionais brasileiros. Foi um dos fundadores e integrante durante dez anos da Banda Manimal, Tocou em várias capitais brasileiras e fez 4 turnês pela Europa tocando em vários Festivais como: Expo 98 (Portugal e Itália), Sfinks (Bélgica – 1999), El Greek (Espanha – 1999), Pole – Pole (Bélgica – 2006), Catalunia e Festigal – Santiago de Compostela (Espanha – 2006), Copa das Cultura (Alemanha – 2006), Parcur (França – 2006) e Inglaterra (2006).

O Grupo Cultural Manguerê é formado por 10 jovens com idades entre 14 e 26 anos, da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro. É resultado do projeto “Manguerê – Ponto de Cultura do Brasil”, desenvolvido pelo Centro Cultural Caieiras, CECAES, e se caracteriza pelo estudo dos ritmos regionais brasileiros assim, como a cultura Hip-Hop e a fusão de todas estas sonoridades. Já se apresentou dentre outros programas e eventos no Encerramento do Festival de Cinema de Jovens Realizadores do Mercosul, do Destino Brasil Musica – Um Outro Som – Canal Brasil, do Programa Conexão Geral– Rede Gazetas, no Teatro Tom Jobim – Jardim Botanico – Rio de Janeiro e no Teia Brasil – Tambores Digitais em Fortaleza 2010.

Confira mais Notícias

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES