Cidades

Água no Alto Caxixe: secretário de Meio Ambiente fala sobre assunto na Câmara

Na sessão da última terça-feira, dia 7 de abril, o secretário Municipal de Meio Ambiente de Venda Nova, Henrique Lorenção, foi à tribuna da Câmara para falar do encaminhamento do problema da água no Alto Caxixe e também do andamento da obra da barragem de Alto Bananeiras.

Ele disse que uma análise técnica feita sob encomenda da Prefeitura demonstrou que a melhor solução para o Alto Caxixe é buscar água no subsolo e, para construir os poços, se faz necessário um estudo geotécnico para mapear onde estão os lençóis de água.

A captação no subsolo seria uma forma de suprir a falta com uma água de melhor qualidade, só que existem muitos métodos de alto custo na construção dos poços, que podem encontrar água ou não. Por essa razão, é preciso contratar estudo geotécnico para formar um diagnóstico num raio de 2 km a partir da Vila Dordenoni. Com o resultado, a equipe pode determinar onde fazer os poços, em qual profundidade de perfuração e a capacidade de vazão água.

Com os estudos, o secretário disse que será possível planejar, como deve ser feito em todas as obras públicas. Resolvido o problema de imediato, é preciso mudança de comportamento e outros projetos alternativos de economia e uso inteligente da água.

Barragem do Alto Bananeiras

Quanto à barragem de Alto Bananeiras, Henrique disse que o Iema exige ainda um estudo ambiental e resgate da fauna. Além de esperar boas condições de solo para limpeza da vegetação, também há necessidade de contratação de profissionais especializados e raros no mercado para cumprir as condicionantes. Além de difícil de agilizar, o processo vai custar caro aos cofres do Município. No mais, a barragem está pronta e dentro de um ano poderá estar cheia a ponto de começar a abastecer a cidade.

Repercussão

Tanto os vereadores Marco Grillo- PSDB quanto Alberto Falqueto- PDT elogiaram a explanação de Henrique Lorenção. Falqueto destacou a necessidade urgente de uma mudança de comportamento dos produtores rurais quanto ao uso dos recursos naturais e questiona o rigor nas exigências do Iema.

Para ele, o Iema está exigindo o mesmo procedimento de grandes barragens com enchimento mais rápido. “É um trabalho complicado e longo, com muita área pantanosa, que não seca no inverno”. O vereador, que sempre acompanha o andamento da obra disse haver três níveis de captação de água na barragem e falou acreditar já existir a possibilidade de começar a utilizar a água armazenada.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH

Município de Venda Nova recebe prêmios em diversos projetos e é destaque estadual