Água: vendanovenses economizam, mas consumo ainda é alto

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

O calor parece estar indo embora, mas os efeitos da forte seca que atingiu a região de montanhas e todo o Estado podem continuar. Para evitar a falta de água, é importante continuar poupando. A população de Venda Nova do imigrante conseguiu economizar, mas ainda tem o consumo diário de água por habitante maior que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

De acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), cada habitante do município consumiu em média 173 litros de água por dia no mês de janeiro deste ano. É um avanço, se comparado ao ano passado. No mesmo mês, em 2014, o consumo médio diário por habitante foi de 183 litros.

 

A economia na comparação entre os dois períodos, no fim das contas, foi de 5,4%. A água poupada pela população equivale a uma dia de produção na estação de tratamento da Cesan que abastece Venda Nova. Isso significa dizer que a água economizada seria suficiente para abastecer o município por um dia.

 

Contudo, o consumo dos moradores vendanovenses ainda está bem acima da média recomendada pela ONU, que é de 110 litros por dia por pessoa. O gasto médio diário por habitante no município foi de 160 litros em 2014. A média brasileira, segundo a ONU, é ainda mais alta: 220 litros.

 

Para promover a economia de água em Venda Nova, a Câmara de Vereadores e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançam nesta semana um folder com informações sobre como consumir menos água. “Nossa situação de abastecimento está estável, mas não confortável. Estamos entrando no período de poucas chuvas e não choveu o suficiente no verão”, diz Sabrina Zandonade, secretária de Meio Ambiente.

 

O folder será distribuído nas escolas e fará parte de uma campanha de conscientização. Veja abaixo as informações do documento:

 

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização