Artesãs confeccionam produtos com recursos naturais recicláveis em Alfredo Chaves

O final do mês de abril será motivo de festa para algumas artesãs de Alfredo Chaves. Há dois meses, está sendo desenvolvido o curso de Design no município, oferecido pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e Subsecretaria de Cultura, junto ao Instituto Portas Abertas (IPA).

O investimento do curso é da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento (Setades). De acordo com a artista plástica, Suzana Machado, durante as aulas de design foi realizada uma pesquisa sobre a cultura e história do município.

A professora explica que no levantamento da cultura local, identificaram a banana, o café e o leite para definir uma logomarca para os produtos confeccionados pelas alunas. “O trabalho ajudou a desenvolver técnicas de artesanato e definir uma imagem para valorizar e etiquetar os produtos”, explica Suzana.

Nas aulas de design as alunas trabalharam várias técnicas de desenho e customização, além de aprenderem sobre design em geral. “Foi ensinado também customização de blusas e bolsa jeans.

Agora, elas estão aprendendo técnica de tecelagem de tear para criar produtos como jogos americanos, cestas, bolsas, entre outros”, ressalta a artista plástica.

As artesãs relatam que trabalharam muito a criatividade. Entre os trabalhos desenvolvidos, elas destacam as bolsas confeccionadas com sacolas de supermercados.

Definem como uma peça diferenciada e artesanal, um acessório resistente e lavável, que favorece a preservação do meio ambiente.

A professora Suzana conclui e diz que “as alunas são um espetáculo de caprichosas e habilidosas”. Todos os trabalhos confeccionados pelas artesãs serão expostos na finalização do curso, que acontecerá no dia 29 deste mês, a partir das 18h30, no novo espaço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Parque Residencial do Cajá, na Sede de Alfredo Chaves.

Confira mais Notícias

Vendanovense participa de reality show em Portugal

Espírito Santo passa a dispor de monitoramento de focos de incêndio 24 horas

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social