Cidades

Artesãs confeccionam produtos com recursos naturais recicláveis em Alfredo Chaves

O final do mês de abril será motivo de festa para algumas artesãs de Alfredo Chaves. Há dois meses, está sendo desenvolvido o curso de Design no município, oferecido pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e Subsecretaria de Cultura, junto ao Instituto Portas Abertas (IPA).

O investimento do curso é da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento (Setades). De acordo com a artista plástica, Suzana Machado, durante as aulas de design foi realizada uma pesquisa sobre a cultura e história do município.

A professora explica que no levantamento da cultura local, identificaram a banana, o café e o leite para definir uma logomarca para os produtos confeccionados pelas alunas. “O trabalho ajudou a desenvolver técnicas de artesanato e definir uma imagem para valorizar e etiquetar os produtos”, explica Suzana.

Nas aulas de design as alunas trabalharam várias técnicas de desenho e customização, além de aprenderem sobre design em geral. “Foi ensinado também customização de blusas e bolsa jeans.

Agora, elas estão aprendendo técnica de tecelagem de tear para criar produtos como jogos americanos, cestas, bolsas, entre outros”, ressalta a artista plástica.

As artesãs relatam que trabalharam muito a criatividade. Entre os trabalhos desenvolvidos, elas destacam as bolsas confeccionadas com sacolas de supermercados.

Definem como uma peça diferenciada e artesanal, um acessório resistente e lavável, que favorece a preservação do meio ambiente.

A professora Suzana conclui e diz que “as alunas são um espetáculo de caprichosas e habilidosas”. Todos os trabalhos confeccionados pelas artesãs serão expostos na finalização do curso, que acontecerá no dia 29 deste mês, a partir das 18h30, no novo espaço do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Parque Residencial do Cajá, na Sede de Alfredo Chaves.

Confira mais Notícias

Corpo de Bombeiros resgata cachorro em meio a correnteza em Conceição do Castelo

Defesa Civil de Venda Nova emite alerta para estrada da Saúde / Alto Procidência

Confira o calendário de vencimento do Licenciamento 2026

Câmara de Venda Nova do Imigrante realiza concurso público para níveis médio, técnico e superior

Após 10 anos, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante anuncia concurso público

Corredor de umidade provoca chuva e alivia calor no Espírito Santo

Venda Nova utiliza “armadilhas” para monitorar e intensificar o combate à dengue

Prefeitura de Venda Nova vai se reunir com a Cesan para tratar sobre o abastecimento de água em Venda Nova