FMZ A Rádio
da Família

Bairro Santo Antônio cresce e enfrenta problemas de infra-estrutura

* Por Leandro Fidelis

O bairro Santo Antônio da Serra, mais conhecido como “Loteamento do Pedrão”, depois do Cemitério, é um dos que mais crescem em Venda Nova. A exemplo de outras comunidades novas, os moradores reivindicam melhor infra-estrutura, principalmente área de lazer para as crianças

O loteamento conta com cerca de 50 obras, algumas já habitadas e outras em fase de acabamento. Falta calçamento, as residências não têm telefonia fixa- o orelhão mais próximo está a mais de 1 km.

O aposentado Anselmo Girolette Bairros, de 75 anos, um dos primeiros moradores, reclama da falta de meio-fios nas ruas. “Não tem cordão nas ruas. Toda vez que chove, leva todo o entulho. É difícil transitar de carro, tenho dificuldade de entrar na minha própria garagem”.

Quem tem filhos menores sofre com um problema ainda maior: a falta de uma área de lazer. Aproximadamente 30 crianças vivem no bairro e, sem lugar adequado, brincam nas construções.

Na última segunda-feira, um menino de dez anos perdeu a visão de um dos olhos ao ser atingido por um vergalhão numa brincadeira com outras crianças, enquanto os pais estavam trabalhando.

Do lado da casa de Regina Andreão de Souza Lorençoni (31) existe um terreno onde provavelmente será a praça do bairro Santo Antônio. A área não é plana e, enquanto a Prefeitura não a transforma em praça, os moradores cultivam uma horta. “Os meninos ficando na obra é perigoso e acontece o que aconteceu”, diz a dona-de-casa.

A professora Clédina de Lima Gomes, moradora há quatro anos, teme novos acidentes com as crianças do bairro. “As crianças chegam da escola e não tem onde brincar. Além das construções, elas brincam em terrenos baldios onde tem muito mato. Se tivesse um ambienta para jogar bola, brincar, seria menos perigoso”.

Questão de prioridade

De acordo com a Secretaria de Obras da Prefeitura, o bairro Santo Antônio da Serra conta com duas áreas públicas desde a aprovação do projeto de loteamento em junho de 2000. A área onde pode ser a praça tem 1.268m² e a outra, menor, pode comportar um campo de bocha.

No entanto, um funcionário disse que o setor tem uma série de obras prioritárias, algumas na fila há dez anos. É o caso da Vila São Miguel, que espera a construção da área de lazer no terreno em frente ao portão do campo de futebol.

O vereador Cloves de Souza, que mora próximo a Santo Antônio, disse que protocolou um pedido na Secretaria de Agricultura para instalação de um telefone público e que foi graças a uma indicação sua na Câmara que a localidade recebeu iluminação pública em 2007.

Outra conquista recente é a água da Cesan, que começa a ser fornecida a partir do próximo dia 29 aos moradores.

Confira mais Notícias

Detran-ES alerta para risco da mistura bebida e direção no aniversário da Lei Seca

Feira Espírito Madeira-Design de Origem 2024 em novembro

Enem 2024: inscrições prorrogadas até 14 de junho

Cidades

Venda Nova bate recorde de frio no ES pela terceira vez em uma semana

Cidades

Venda Nova realiza 1ª Feira de Empregos com mais de 50 oportunidades de trabalho

5º Concurso Municipal de Fotografia de Venda Nova está com inscrições abertas

Agronegócio

Favesu 2024: feira de avicultura e suinocultura capixaba no Polentão em Venda Nova

Oportunidade

10 mil vagas em cursos de graça para mulheres