Cultura

Banda Sinfônica faz nova apresentação aberta ao público dia 22

No próximo dia 22 de agosto (sexta-feira), o público vai poder conferir uma nova apresentação da Banda Sinfônica de Venda Nova. Os alunos do projeto mostrarão o resultado das oficinas no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova.

A apresentação está prevista para as 19 horas e a entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, que funciona no mesmo prédio do Centro Cultural. A distribuição dos convites irá respeitar a lotação do espaço, que é de 469 cadeiras.

Em consonância com os programas da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto atende 60 alunos com idade acima de 11 anos participando do grupo das oficinas de sopro madeiras, sopro metais e percussão para a formação da “Banda Sinfônica”, além de 80 crianças entre cinco e dez anos nas Oficinas de Musicalização Infantil.

Pelo projeto, os alunos recebem e podem levar o instrumento para treinar em casa. A todos os alunos é fornecido, além do instrumento de aprendizagem, todo material necessário ao curso, desde material de papelaria, reposição de acessórios dos instrumentos (por exemplo, palhetas e lubrificantes) e manutenção dos mesmos. Já com 19 meses de capacitação, os alunos tocam, lêem, ensaiam em grupo e já participam de apresentações públicas de Banda.

Leandro Fidelis

Sob regência do professor Pedro Roberto Souza, também integrante da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, os músicos infanto-juvenis ensaiaram seis peças e duas demonstrações de percussão para apresentar logo no início do concerto. As apresentações contemplam, entre outras composições, obras de autores como Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos e Toquinho.

O projeto

O projeto “Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante” foi iniciado em maio de 2012, com oficinas de Musicalização Infantil e de Formação da Banda Sinfônica. No Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, os alunos da banda têm formação em mais de 15 instrumentos musicais, dentre eles saxofones, clarinetes, flauta transversal, trombone, trompete, bombardino e diversos instrumentos de percussão.

A iniciativa é da Fundação Máximo Zandonadi, como forma de oferecer à comunidade contato com a música. Para a Fundação, a musicalidade ajuda na formação de crianças e jovens que, ao participarem, desenvolverão a cidadania e terão mais chances de entrar no mercado de trabalho.

Segundo a entidade, o projeto tem atingido êxito, registrando desde o início uma demanda que extrapola as vagas disponíveis. As apresentações públicas são parte da metodologia de ensino utilizada nas oficinas, a exemplo do espetáculo do próximo dia 22. Para mais informações, o telefone é (28) 3546-3062.

Confira mais Notícias

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES