Batalhão Ambiental realiza apreensões em três municípios do Estado

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou apreensões nessa terça-feira (30) e quarta-feira (31) nos municípios de Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

 

Na última terça-feira (30), militares do BPMA que atuam no município de Santa Teresa realizaram diversas apreensões após denúncias anônimas informando que alguns animais estavam sendo mantidos em cativeiro.

 

Em São João Garrafão, Santa Maria de Jetibá, um proprietário acionou os militares ao avistar um veado catingueiro que havia sido atacado por cães em seu sítio. O animal foi encaminhado para o Projeto Cereias.

 

Segundo o tenente Jair Luiz da Silva, Comandante da Polícia Militar Ambiental local, "o veado catingueiro é uma espécie que habita a Mata Atlântica, sendo comum aparecer nas plantações para alimentar-se de folhas e brotos, momento em que acaba sendo atacado por cães domésticos. No caso deste animal, apesar de apresentar um ferimento com exposição de músculos na coxa, certamente irá se recuperar".

 

Após denúncias anônimas informando que haveria alguns animais em cativeiro em Rio Lampê, Distrito de Santa Teresa, militares ambientais foram imediatamente ao local onde foram apreendidos filhotes aprisionados dentro de garrafas plásticas. Foi confeccionado um boletim de ocorrência contra um homem de 34 anos.

 

Durante a tarde desta quarta-feira (31), uma equipe do BPMA, durante a realização de policiamento preventivo ambiental pelo município de Domingos Martins, ao trafegarem pela Rodovia Estadual 165 ‘Sebastião Alves de Lima’ próximo a área do Parque Estadual Pedra Azul, região de Aracê, se depararam com um animal (bicho-preguiça) no meio do asfalto tentando alcançar o outro lodo da pista onde existe uma grande área de vegetação nativa da Mata Atlântica.

 

Segundo o cabo Ademilson, que estava na viatura policial, "momentos após terminarmos de fazer a curva, nos deparamos com o bicho-preguiça que estava atravessando a pista e por sorte conseguimos parar e realizar a captura sem causar qualquer ferimento no animal". Antes da soltura, os policiais militares avaliaram o animal que, por não apresentar nenhum ferimento, foi solto na área do Parque.

 

O bicho-preguiça tem como estratégia de sobrevivência os movimentos lentos e silenciosos e a pelagem que se confunde com as árvores, desviando a atenção dos predadores. Natural da Mata Atlântica e da Amazônia, o animal pode ser encontrado também em outros países da América do Sul e da América Central. Embora ainda não seja considerado um animal em extinção, já está desaparecendo de diversas regiões onde era comum.

Confira mais Notícias

Biodiversidade

Venda Nova do Imigrante celebra a Semana Nacional de Observação de Aves

Meio Ambiente

Venda Nova promove campanha de conscientização para o manejo do lixo

2º Festival Águas e Florestas será realizado nesta semana em Venda Nova

Câmara dos Deputados aprova projeto que prevê pagamento por serviços ambientais

Moradores recolhem três caçambas de lixo e entulho em mata de Venda Nova

Mais três bairros e um distrito de Venda Nova terão coleta seletiva

Após espuma e morte de peixes, fiscais detectam carga química em Rio Castelo

Mutirão em Venda Nova promove limpeza do Rio Viçosa e conscientização